Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




gérbera (Small)

As gérberas diferem por suas flores grandes, bonitas e pela grande variedade de suas cores vibrantes, as gérberas são a escolha perfeita para expressar sentimentos de sucesso, embora o significado mais tradicional da flor gérbera, entretanto, é a beleza, inocência e pureza.
As gérberas distinguem-se por sua floração grande e por sua vasta variedade de cores compreendidas entre gérberas pink , branca, amarelas, vermelho rubi entre outras cores tão deslumbrantes quanto.
Estas flores originárias da África do Sul e foram descobertas pelo naturalista alemão Traug Gerber.
Atinge cerca de 40 cm de altura e possui, aproximadamente, vinte tonalidades diferentes.
A Gérbera é a quinta flor de corte mais vendida, muito apreciada em decorações de eventos, pois confere alegria e vivacidade a qualquer ambiente.

Família: Compostas
Origem: África do Sul
Porte: Herbácea que atinge até 40 cm de altura
Floração: Floresce o ano todo, mas o auge da floração se dá no fim do inverno e início da primavera.
Solo ideal: Arenoso, com boa drenagem, muito adubo e terra bastante airada (mistura recomendada): 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.
Adubação ideal: A adubação ideal é a Orgânica ou NPK 4-10-8. Utilize adubo a cada 15 dias (3 a 5 g por planta).
Clima: Seco
Luminosidade: Vivem bem a sol pleno, embora suportem meia-sombra.
Regas: Suporta solo mais seco. Regar 1 ou 2 vezes por semana, evitando o encharcamento do solo.
Podas: Para estimular nova brotação, deve-se podar as gérberas rente ao solo, no final da floração. Podas de limpeza para retirar folhas velhas ou mortas também são recomendadas.
Plantio: Sementes ou divisão de touceiras. As gérberas são vendidas em vasos, já em flor. Em duas semanas, quando deixadas dentro de casa, começam a amarelar. É a hora de replantá-las em uma jardineira ou em um vaso maior.

As sementes produzidas pelas flores de plantas híbridas podem germinar, mas não seguirão necessariamente o mesmo padrão de beleza da planta mãe. As regas deverão ser diárias, evitando excessos (o prato do vaso não pode ficar cheio de água e as raízes devem ficar sempre brancas, raízes escuras indicam excesso de umidade).
Uma planta bem cuidada pode dar até 20 flores.

Uso paisagístico: Pode ser usada em canteiros, como bordadura e até como forração, graças ao seu porte que não chega a ultrapassar 40 cm.
Parente próxima da margarida, a gérbera ficou bem conhecida no Brasil como flor de corte, usada principalmente na composição de arranjos florais. Não é para menos, a oferta de cores é tanta, que oferece um farto material para os artistas florais. Do branco ao vermelho intenso, as gérberas apresentam-se em cerca de 20 tonalidades diferentes, passando por tons amarelos e alaranjados.

Os paisagistas também conhecem suas virtudes e estão aplicando a versatilidade desta planta para dar colorido aos jardins. O cultivo da gérbera não é muito complicado, mas é preciso ficar atento aos ataques de lagartas e ácaros.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



7 Responses

  1. Olá boa tarde!!!Ganhei uma Gérbera do meu namorado há uma semana e as folhas estão começando a ficar amarelas…o que faço???Não tenho nenhuma ideia de como cuidar dela.
    Aguardo!!!

  2. Boa tarde !
    Preciso de mais informações referente ao plantio de gerberas em terra( melhor solo , qual adubo , qtas vezes a rega…) Grata, Adriana

  3. #3
    Grazy Dias 
    Monday, 12. October 2009

    Oi faço parte de um grupo de estudos em floricultura no Ceará!
    Gostaria de saber se vc pode me indicar substratos para o cultivo de Gérbera,gostariamos de utilizar um leve,fora a casca de arroz carbonizada e a fibra de coco…vc tem ideia de outro material que possa ser esterializado para o cultivo,fora a areia!
    obrigada..beijos

  4. #4
    Larissa 
    Monday, 7. June 2010

    Olá tenho 11 anos peguei uma foto da gerbera para fazer um trabalho e acho q vou tirar uma boa notinha….acho muito acessar esse site adoroo!!!Obrigada…….beijos.

  5. #5
    maria da conceiçaõ da silva costa 
    Saturday, 5. November 2011

    oi,adorei a informação sobre as gerbera, pos tenho uma loja ,e vendo plantas e as gerberas são as preferidas dos clientes, quero mas infomações sobre elas, ate breve. ceisa

  6. #6
    sylvia andrade 
    Monday, 2. April 2012

    Adorei as dicas. E preciso de ajuda. minhas gérberas estão com brotos mas não conseguem florir. O que faço. É falta de adubação?
    Obrigada.

  7. #7
    ZEMA-CONSULT 
    Saturday, 10. August 2013

    Olá sou consultor em Gerbera de vaso aquela que vcs conhecen no mercado, até o ano de 2015 tenho o meu livro de tecnologia em produção em mbiente protegido de Gerberas em vaso, aguarde!

    José Maria Vicente
    Holambra SP

Comente sobre o post