Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




geranio

Outros Nomes Populares:
Gerânio-ferradura, Gerânio-pendente, Pelagôrnio-pendente, Gerânio-hera, Pelagôrnio.
Nome Científico:Geranium

A Planta – É uma planta rústica e não precisa de muitos cuidados. Pertence à família das Geraniáceas. Caracterizam-se por ser herbácea de pequeno porte perene ou herbácea pendente. É cultivada para bordadura e maciço, além de vasos suspensos ou jardineiras. A África e a região de Sikkim na Ásia são as regiões de origem dessa planta, que pode atingir uma altura entre 30, 45 e 90 centímetros, podendo chegar a até 1 metro. Ela se propaga no outono ou no inverno e primavera, dependendo da variedade, e através da estaquia da ponta de ramos.

Flores –
São agrupadas em hastes florais ou em cachos. Florescem no verão ou na primavera e verão, dependendo da variedade. Apresentam várias cores, com destaque para as cores violeta e rosa.

Tipo de Folha –
Irregular e orbicular.

Ambiente e Cultivo –
São plantadas em jardins e também em ambientes interiores, usando-se vasos ou formando-se jardins de interior. Gosta do clima ameno e do solo argiloso ou barrento, embora algumas variedades prefiram solo arenoso e rico em matéria orgânica. Precisa ser regada de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias. Algumas variedades necessitam de outros hábitos de rega, precisando ser regadas com freqüência nos primeiros meses após o plantio e uma vez por quinzena quando não chover, e também uma vez por semana na primavera e verão e de duas a três vezes por semana no Inverno. Gosta de sol pleno em locais frios e de meia-sombra em locais mais quentes.

Adubação –
Adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão Usar fosforita, superfosfato e termofosfato NPK rico em P, Outras variedades precisam ser adubadas da mesma forma, porém mensalmente, como por exemplo o Gerâniohera ou Gerânio-pendente.

Cuide para que seus gerânios fiquem muito floridos – É especialmente nesta época do ano que as floradas de gerânios tornam-se mais intensas e exuberantes. Mas, para que isso aconteça, além de muita luz, estas plantas precisam de duas ou três regas por semana, sempre de acordo com a temperatura ambiente. Entretanto, tenha o cuidado de observar, se o vaso ou mesmo a jardineira, oferecem boas condições de drenagem, pois a água empoçada pode fazer com que as raízes apodreçam. Ao regar a planta não borrife as folhas, como você costuma fazer com as outras plantas: os gerânios gostam de atmosfera seca.
Depois da floração, pode os galhos pela metade. Isto vai estimular o aparecimento de novas flores. Se a planta estiver em vasos, replante a cada primavera ou verão.

Agora, veja o que você deve fazer:
1. Se o vaso tem poucas flores e folhagem intensa, é sinal que você está usando excesso de adubo. Como a aplicação recomendada é a cada 15 dias, pare de adubar durante algum tempo. Mais tarde, providencie um fertilizante do tipo NPK com menor porcentagem de nitrogênio na fórmula.
2. Quando os ramos forem longos e houver muita distância entre as folhas, sua planta está recebendo pouca luminosidade. Mude-a para um local com mais iluminação, de preferência fora de casa, onde ela poderá receber sol direto.
3. No caso de você verificar insetinhos brancos, voando ao redor da planta, tome imediatamente uma providência, do contrário elas acabarão comprometendo a saúde do gerânio. Pulverize as folhas com um inseticida apropriado, facilmente encontrado nas casas especializadas,
4. Se por acaso você notar que as folhas mais baixas ficaram amareladas, com manchas marrons, é sinal que o solo está excessivamente seco. Regue com regularidade e mantenha o vaso em boas condições de ventilação.
5. Quando as folhagens e os caules ficam avermelhados é porque está havendo quedas acentuadas da temperatura durante a noite. Mude o vaso para uma área mais protegida e quente.

flower-trio

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    Pedro Claus Kube 
    Friday, 29. August 2008

    …a gente continua apredendo , lindo e informativo Blog.
    Ja esta nos meus Favoritos!
    obrigado.
    Pedro Claus

  2. Adorei,obrigada.\comprei meu primeiro geranio hoje, para matar as saudades de minha avó, que tinha lindas jardineiras dessa flor, sempre lindas na varanda de sua casa.
    Um abraço
    Cristina Moreno

Comente sobre o post