Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




gazanias,jpg

Rústica e com efeito ornamental invejável, a gazânia é uma ótima opção para alegrar o jardim.

Nome científico: Gazania rigens
Nome popular: gazânia
Origem: África do Sul
Porte: entre 15 e 20 cm de altura
Flores: pequenas, reunidas em capítulos grandes, simples e vistosos e aparecem nas cores amarela, laranja, marrom, vinho e branca
Folhas: densas, verdes na parte superior e acinzentadas na inferior e mais largas nas extremidades do que próximo das raízes
Cultivo: em bordaduras e formando canteiros
Solo: bem drenado e rico em matéria orgânica
Clima: ameno
Luminosidade: pleno sol
Irrigação: moderada
Dificuldade de cultivo: nenhuma
Multiplicação: por sementes ou divisão da planta
Curiosidade: no Sul do Brasil é mais conhecida como funcionária por abrir suas flores entre 9 e 10 horas e fechá-las por volta das 17 horas.

As Gazânias (Gazania rigens), oriundas da África do Sul, são plantas resistentes a baixas temperaturas e a alguma falta de água, sendo indicadas para bordaduras e jardins de rochas, resultando muito bem em taludes como cobertura do solo, pois elas próprias se encarregam de se auto-propagarem, com as sementes levadas pelo vento. Também podem cultivar-se em vaso, sendo das flores mais vistosas e que menos trabalho dão a quem tem pouco tempo e pouco espaço para engalanar, durante muitos meses, uma varanda na cidade.

Há muitas variedades, com diferenças nas cores, na qualidade das flores e na própria rusticidade. As suas cores são variadas, como se pode ver nas fotografias: amarelas, laranja, acastanhadas, brancas, mas variando muito o desenho e os tons da sua zona central. As folhas, de um verde lustroso na parte superior e cinzentas na parte inferior, são mais largas nas extremidades do que junto da raízes.

Preferem o sol pleno, pelo que em dias nublados, e à noite, as flores não abrem. A floração começa na Primavera e acaba no final do Verão, podendo estender-se pelo início do Outono. Para que floresçam continuamente devem cortar-se as folhas e as flores secas.

A sua propagação pode fazer-se por semente, ou por divisão dos pequenos tufos, de modo a obter novas mudas, pois passados uns anos, 4 a 5 anos no máximo, tais maciços começam a ficar muito grandes, com mau aspecto e a não florir devidamente.
Mas as mudas, desde que tenham boa raiz, pegam facilmente.

Detalhes de cultivo
Conhecida como espécie rústica e campestre, a gazânia ocorre preferencialmente em áreas de campo, mas, também tem tido sucesso em ambientes florestais. Por ser tolerante e apreciar baixas temperaturas, seu cultivo é mais indicado para o Sul do Brasil e regiões de altitude. Desenvolve-se melhor a pleno sol e não gosta de excesso de água, resistindo a pequenos períodos de seca. O solo deve ser bem drenado e irrigado em intervalos.

Os canteiros precisam ser ricos em matéria orgânica e receber adubação química complementar de fórmula equilibrada, por exemplo, NPK 10-10-10, a cada três meses ao redor dos exemplares. Caso necessário, é importante diminuir a acidez excessiva do solo com o uso de calcário até obter pH próximo de 5,5 a 6,5. A propagação pode ser feita em qualquer época do ano através de sementes (menos usual) ou por divisão de planta, quando estiver bem formada. Após quatro ou cinco anos, os maciços ficam muito grandes e com aspecto desordenado, não apresentando florescimento adequado. Então, vale a pena renovar os canteiros a cada dois anos para proporcionar a revitalização e beleza do conjunto. Em relação ao plantio, quando as mudas estão prontas, basta colocá-las no local definitivo e deixar o solo mais úmido durante uma semana, o que ajuda na sua adaptação.“Depois, deve-se diminuir as regas para que o terreno fique mais seco.

c22

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    Luiz Claudio Bellotto 
    Saturday, 27. August 2011

    Bom dia.
    Sou Coordenador em Paisagismo pela Prefeitura de Toledo PR. Busco sempre inovar e descobrir novas espécies para nossa região. Achei a Gazânia muito interessante, á que nosso inverno é frio e nosso verão muitas vezes chega a 30 dias sem chuva regular, havendo necessidade de rega com caminhão pipa. Vou providenciar sementes para nosso viveiro. Parabéns pelo post.
    Abraços
    Luiz Claudio Bellotto

  2. Olá!
    Plantei mudas de Gazânia em meu jardim, e fiquei encantada com estas flores… ela ficam muito lindas, e foi o tipo de flor que mais se adaptou em minha casa, visto que tenho pouco tempo de cuidar, e ela parece ser muito resistente, com flores vivas e bem duradouras. Eu recomendo!!!!

  3. #3
    Andrade 
    Tuesday, 27. May 2014

    Muito bom o site, excelente dicas pois estou procurando uma espécie que seja resistente, e pouco manutenção em função da correria, e achei interessante a matéria. Parabéns.

Comente sobre o post