Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




freesia-hybrida

Nome comumr: Freesia, freesia, Fresilla.
Família: Iridaceae (Iridaceae).
Período de floração: primavera.
Aplicações: no jardim, em jardins de pedra, em vasos, flores de corte e como planta de interior. As flores duram muito, esbanjando seu aroma delicioso.
Luz: sol e sombra parcial. É melhor colocá-los em semi-sombra a pleno sol, pois isso pode danificar as flores com facilidade, especialmente em climas quentes.
Temperatura: Não resistente à geadas.
Solo: As Freesias exigem um solo ligeiramente ácido com matéria orgânica abundante. Plante no outono a uma profundidade de cerca de 5-8 cm e 10 cm. Ficam melhor quando plantadas em grupos.
Irrigação: a cada 2 ou 3 dias durante a brotação e floração.
Adubação: adicione um pouco de fertilizante complexo poucas semanas antes da floração.

As Freesias são plantas bulbosas, originárias da África do Sul são cultivadas, sobretudo por causa de suas flores, cujo perfume, nos faz lembrar o do jasmim, é muito utilizado em perfumaria.

As suas folhas são longas e estreitas, de 15 a 25 cm. Lembram as folhas dos gladíolos mas, como tudo nesta flor, são muito mais frágeis.

A Flor
O período de floração dependo do modo de cultura. Se os bolbos ficarem na terra durante o Inverno, vão florir precocemente, entre Abril e Maio. Se ao contrário foram retirados e se voltaram a plantar na Primavera só veremos aparecer as flores no princípio do Verão.

Existem nas mais variadas cores, lisas e matizadas, do branco puro até ao roxo, passando pelos amarelos e lilases.

Plantar e Multiplicar
A terra para estas flores deverá ser composta de areia e húmus, o que permite uma boa drenagem. As freesias são cultivadas em pleno sol ou na meia sombra. Os bolbos devem plantar-se a 7 ou 8 cm de profundidade e afastados entre eles de pelo menos 8 cm.

A multiplicação é feita pela divisão de bolbos apenas as folhas acabem de secar.

Manutenção
Depois de plantar, rega-se pouco. Na época de floração convém cortar as flores secas. Em zonas temperadas podem deixar-se os bolbos na terra de um ano para o outro, em zonas mais frias devem retirar-se e guardar em local seco durante o Inverno.

Doenças e Pragas
Esta planta é muito resistente a pragas e doenças, sendo no entanto bastante procurada pelos caracóis. É sensível à umidade mas, o seu maior inimigo é sem dúvida o frio!

Utilização
São sobretudo, utilizadas em canteiros estreitos, vasos e floreiras. Têm um efeito surpreendente se plantadas entre rochas ou arranjos de pedras, que lhes servem de suporte para os longos caules.

boneca

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    maria tereza 
    Saturday, 10. September 2011

    Ótimo material. Serviu não só como consulta técnica como melhorou meu conhecimento sobre a aplicação da planta p/ um melhor resultado. Parabéns. grata

Comente sobre o post