Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Poucas pessoas conseguem apreciar o desabrochar das flores noturnas.
Cultivadas em praças, jardins, muros e vasos, sempre é possível encontrar uma que se adapte ao espaço disponível. Para o plantio em vaso, o antúrio cristalino(Anthurium crystallinum) é recomendado pois, além da floração que exala delicioso perfume ao entardecer, as folhas aveludadas em forma de coração, são muito decorativas e se desenvolvem bem em terraços ou junto a janelas ensolaradas.
Anthurium-crystallinum-

Uma boa sugestão para vasos é o jasmim-cacto (Crypptocereus anthonyanus), que pode ser cultivado como planta trepadeira ou pendente. Suas folhas em formato de lâminas com bordas dentadas e sem espinhos, constituem verdadeiras esculturas. As flores grandes com 10 a 12 cm de diâmetro, são róseos avermelhadas  e exalam um suave perfume.

Cryptocereus anthonyanusA princesa-da-Noite (Selenicereus pteranthus) é outra cetácea trepadeira de caule longo. As flores, brancas na parte interior e amarelo-ouro na exterior medem de 20 a 30 cm de comprimento e de diâmetro.

selenicereus pteranthusExiste outra princesa-da-noite (Selenicereus grandiflorus), também cetácea de caules difusos e trepadores,que produz flores de cerca de 20 cm de comprimento, externamente róseas ou salmão e internamente brancas. Seus botões começam a inchar por volta das 15 horas e, as 22 horas, a flor já está toda aberta e exalando um perfume de baunilha. No início da madrugada, as flores comoçam a se fechar e pela manhã, resta apenas uma flor murcha e pendente.

florAinda dentro da família dos cactos, vale citar as flores da rainha-da-noite (Hylocereus undatus). Quando desabrocham, são por si só um verdadeiros espetáculo.

hylocereus-undatusA boa-noite (Ipomoea bona-nox) é uma trepadeira de densa folhagem. Suas flores são brancas, perfumadas, de tamanho descomunal (cerca de 15 cm de diâmetro) abertas como se fossem um prato. Quando suas desabrocham produzem um curioso barulho. Fenecem na manhã seguinte, quando o sol começa a aparecer.

ipomoea bona-noxA conhecida dama-da-noite (Cestrum nocturnum) é um arbusto que cresce e se ramifica rapidamente. Quando floresce, ao entardecer, fica coberta por cachos de flores miúdas com um colorido suave entre o amarelo e verde-limão. É cultivada em locais próximos a entradas, portões, portas e cercas, uma vez que seu perfume intenso e adocicado pode ser sentido por todos a grandes distâncias, principalmente à noite. Por essa razão, não deve ser plantada próximo a janelas de dormitórios, pois seu forte perfume pode provocar dores de cabeça se aspirado continuamente.

Cestrum nocturnum (Small)Para espaços maiores, é muito cultivada a vigorosa ipoméa trepadeira flor-da-lua (Calonyction aculeatum). Suas flores brancas brancas tubulares permanecem fechadas durante o dia, abrindo ao anoitecer.

ipomoea_aculeatumA popular cica (cycas circinalis) parece uma plameirinha e sua flor lembra abacaxi grande. Dura vários dias, desprendendo um intenso aroma assim que escurece.

cycas-circinalis

Algumas dracenas, quando adultsa, soltam espigas às vezes imperceptíveis, mas repletaqs de minúsculas flores, durante a noite, exalam intenso e adocicado perfume.

Apesar de ter sido mencionado plantas cujo florescimento se dá á noite, é muito importante que durante o dia todas elas recebam bastante sol, a fim de que se desenvolvam com vigor e produzam muitas flores.

passarinho

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    angela silva 
    Wednesday, 14. April 2010

    Ameiiiiiiiiiii de coração, é trabalho escolar de ciências,mais foi uma boa oportunidade para conhecer lindas plantas seus nomes,como são como vivem e por ai vai,acabei não só vendo o que precisava mais olhando outras flôres e plantas tão lindas,estou encantada!Já foi pro favoritos.voltarei mais vezes.AMEIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  2. fico encantada vendo essas maravilhas gostaria de saber se posso plantar a cyca sisinales dentro de casa

Comente sobre o post