Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cymbidium-1-4
Várias espécies de flores podem ser cultivadas, desde que tenham as condições ideais de cultivo. Cada espécie tem características próprias, é importante verificar as necessidades específicas com relação ao clima, temperatura, umidade, adubação e solo, entre outros. Seguem algumas informações básicas:

Verifique, diariamente, se a terra ou xaxim está devidamente molhado ou úmido, regue a terra sempre que necessário e evite molhar flores e folhas. Após molhar a terra deixe escorrer para que todo o excesso de água seja eliminado, evitando o apodrecimento das raízes e o surgimento de micro-organismos que causam mau cheiro. Dessa forma, você também evita a proliferação de insetos prejudiciais à saúde, como os transmissores da dengue, entre outros.

Não coloque a planta diretamente sob o sol durante muito tempo, na maioria das vezes as plantas necessitam de luz direta ou indireta, mas sempre por um curto espaço de tempo e, de preferência, durante o inicio da manhã ou no final da tarde quando o sol está mais brando.

Cuide, ainda, para que sua planta não receba correntes de ar, ambiente fresco não significa que a planta deva ficar de frente a ar-condicionado ou ventilador.

Calendário do Jardim:
Janeiro - Instalar estacas de folha de begônia-rex e violeta e estacas de galho de brinco-de-princesa, gerânio e roseira.
Plantas Florindo: agapanto, alamanda, angélica, bela-emília, boca-de-leão, copo-de-leite, dália, magnólia branca, pau-de-tucano, pau-ferro, sálvia.

Fevereiro - Fazer mudas de galhos.
Plantas Florindo: esporinha, estrelítzia, lírio, margarida-branca, mil-folhas, paineira, quaresmeira.

Março - Fazer enxertos em roseiras, retirar da terra os bulbos de plantas que já secaram.
Plantas Florindo: anêmona, capuchinha, castanha-de-macaco, manacá-da-serra, saudade, zínia.

Abril - Fazer mudas de galho de comigo-ninguém-pode e dividir touceiras do clorofito.
Plantas Florindo: acácia-mimosa, amor-agarradinho, brinco-de-princesa, ciclâmen, cravina, crisântemo, petúnia.

Maio - Plantar bulbos e adubar vasos e canteiros: 10 gramas de adubo químico NPK 6-6-6 para cada metro quadrado. Adubar gramados com 20 gramas por metro quadrado com NPK 20-18-6.
Plantas Florindo: açafate, bico-de-papagaio, camélia, flor-de-maio, prímula, zínia.

Junho - Diminuir as regas e proteger as plantas das geadas.
Plantas Florindo: azaléia, cipó-de-são-joão, eritrina, ipê-roxo, íris, orquídea-sapatinho.

Julho - Proteger os caules com palha e podar cercas-vivas, árvores e arbustos.
Plantas Florindo: amor-perfeito, caliandra, cássia-mimosa, cerejeira ornamental, ipê-roxo, rododendro (tipo de azaléia), verbena, quaresmeira.

Agosto - Podar os gramados e cobrir com uma camada de 1 centímetro da seguinte mistura: 4 partes de terra vegetal preta, 3 de areia grossa e 3 de esterco de curral bem curtido. Planejar as plantas que serão cultivadas na primavera.
Plantas Florindo: abutilon, azaleia, bauínia, buquê-de-noiva, glicínia, jasmim, manacá-da-serra.

Setembro - Transplantar vasos, adubar canteiros e gramados (mesma dosagem indicada para maio).
Plantas Florindo: calceolária, campânula, esporinha, gardênia, grevilha arbustiva, ipê-amarelo, miosótis, quaresmeira-roxa.

Outubro – Planejar o jardim com espécies que florescem no verão, podar um pouco as azaléias e limpar galhos secos.
Plantas Florindo: agapanto, anêmona, antúrio, cinerária, gerânio, guapuvuru, margarida.

Novembro - Transplantar vasos e canteiros.
Plantas Florindo: agerato, amor-perfeito, clínia, flamboyant, jacarandá-mimoso, petúnia, sálvia.

Dezembro - Eliminar galhos secos e adubar gramados com adubo químico (mesma dosagem indicada para maio).
Plantas Florindo: cravo, gladíolo, hortênsia, jasmim-manga, magnólia amarela, rosa, quaresmeira.

imagem-neve18

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. Tenho essa orquidea que ilustra esta página (deve ser cymbidium), mas nunca deu flor, desde que replantei (6 anos). Está num vaso próprio para esse tipo de orquidea. Tenho medo de mexer e matar a planta. A folhagem está bonita… mas sem flor. O que fazer? Já coloquei até Peters e… nada.
    Agradeço a ajuda….

  2. #2
    Rosane 
    Friday, 5. July 2013

    Boa tarde, sou professora de educação infantil, estou de férias e curtindo meus poucos vasos de orquídeas, que amo de paixão, estou em busca, pela Internet e informações sobre manutenção dos vasos, se devo mudá-los para maiores, etc. Encontrei seu site e fiquei muito contente com várias informações, especialmente essa que fala de flores o ano todo!!! (para quem quer um jardim sempre florido!) Adorei também a música de fundo instrumental com canto de pássaros. Gostaria de saber que música é e onde posso encontrá-la. Obrigada. Rosane

Comente sobre o post