Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flora-do-cerradoA – Velame-branco (Macrosymphonia velame; B – Caliandra ou Flor-do-cerado (Calliandra dysantha); C – Ruibarbo (Trimezia juncea); D - Jarinha (Aristolo chia clausenii); E – Murici (Byrsonima sp.); F – Canela-de-ma (Vellozia squamata)

Uma das características que mais impressiona no cerrado são suas flores.

Para quem pouco conhece do cerrado, tem-se, à primeira vista, uma impressão de que o cerrado é um ambiente hostil, rústico, pobre e, às vezes, um tanto agressivo.

Isto se dá pela aparência tortuosa e rugosa de sua árvores, o clima seco e árido em determinadas épocas e pela baixa fertilidade do solo, o que resulta em uma vegetação de pequeno porte.

Mas, quando nos deparamos com uma flor do campo, como as canelas-de-emas, ou uma gonfrena, a rosa-do-campo ou as flores das Eriocauláceas, nos maravilhamos em ver como pode tamanho constraste.

A beleza destas flores, tendo com pano de fundo o céu azul a a vastidão dos campos, é muito marcante.

O Cerrado tem o auge de sua floração nos meses de abril a julho, isto é, no início da seca.

Daí, podemos afirmar que não há primavera no cerrado.

No Cerrado, o certo é dizermos que há duas estações climáticas, a seca e as chuvas. Não há primavera nem outono.

Portanto, pessoal, para quem gosta de flores, visite os campos cerrados naturais neste meses.

Em Pirenópolis, temos nestes meses, talvez, a melhor época para passeios na natureza: o cerrado está florido, a chuva findando deixa o céu límpido e azul, os rio e cachoeiras estão cheios e há a Festa do Divino, quando o povo está de alto astral por causa dos festejos.

Aproveitem!!

flores-em-série4

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post