Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aphelandra squarrosa

Também chamadas de afelandras-zebra e de espigas-douradas, essas plantas dão flores em arbusto na primavera e no verão. São chamativas espigas de flores que crescem no máximo 30 cm e que florescem na primavera e no verão.

As Afelandras são flores que gostam de um pouco de sombra, não se adaptando facilmente a lugares com luz excessiva. São flores que vivem melhor em regiões nas quais o ar é úmido e duram muito tempo quando regadas regularmente. Duas vezes por semana é o suficiente. Sua folhagem brilhante é muito vistosa aparentando exuberância nos arranjos de flores. Por isso dizem que essas flores provocam o amor à primeira vista. Bem cuidadas, são bonitas o ano inteiro.

A Afelandras faz parte dessas plantas que sempre provocam amor. E não é para menos. Sua folhagem, sempre intensa, fica muito bela durante todo o ano e, sob condições adequadas de luz, ela ainda produz delicadas flores de deslumbrantes cores. Ela pode crescer no máximo 30 cm e fica realmente magnífica como decoração de interiores, ornando nossos lares, nos trazendo também sensações de bem estar ao passo em que alegram o ambiente. São flores de origem brasileira, colombiana, mexicana e dos demais países da América Central, criadas em cativeiro desde 1860.

São três tipos: a afelandra-coral, a afelandra-amarela e a afelandra-vermelha. São flores indicadas como presentes para momentos de alegria como recepção de pessoas distantes. São flores indicadas também para encontros amorosos e reencontros matrimoniais.

Um detalhe sábio da natureza:
Não são todas as flores que servem de alimento para beija-flores. As Afelandras pertencem ao grupo de flores que servem para alimentar esses passarinhos, porque possuem néctar diluído em concentração de mais de 20.

Há uma lenda indígena que diz que, em certa primavera, em uma festa organizada para os mais diversos pássaros, os arteiros beija-flores, às escondidas, pegavam todos os quitutes mais doces e comiam, não deixando que restasse nada para os para os outros passarinhos.

Mas foram pegos de surpresa e castigados da seguinte de forma que, todos os doces, um a um, teriam que ser repostos. Assim, cumprindo o seu castigo, eles permanecem voando apressados, sem parar, até os dias de hoje, buscando o néctar contido nas flores da Afelandra.

22


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. #1
    jardim das alamandas 
    Tuesday, 19. May 2009

    Olá…
    A minha afelandra anda tão tristinha e ja murchou uma parte que infelizmente tive que cortar(dor no coração.
    Ela fica na sala onde recebe luz com intensidade, mas hoje mesmo vou muda-la de lugar.
    Obrigada pela dica e bjosss
    EDNA

  2. ola gostaria de saber onde devo deixar minha afelandra ela esta no balcao da cozinha e esta a maior parte do dia toda mucha ai a noite ela volta sera que esta sentindo muito calor e as folhas de baixo que nao estão totalmente formadas estam ficando amareladas e caem oque faço ela esta em um vaso pequeno sera q devo mudar?

  3. Oi! Ganhei uma afelandra do meu marido e estou muito triste pois ela está murcha. Vivemos no Sul, aqui é muito frio e seco, não sei se devo deixá-la em um local próximo à janela para que pegue bastante luz ou se a deixo na sombra. Por favor, me ajude a cuidar dessa plantinha! Obrigada

  4. #4
    GILNEI MESQUITA 
    Saturday, 12. May 2012

    Adquiri uma afelandra e gostei tanto que comprei outra para dar de presente.E maravilhosa essa planta ea presenteada adorou.

  5. #5
    aline cristine 
    Wednesday, 12. December 2012

    ganhei uma afelandra e ela esta linda agora ela esta com as folhas caidas me ajude como devo cuidar dessa planta nao quero ficar sem ela ja mudei de vaso e mudei de lugar continua muchando me de uma ideia como salvar minha planta?

Comente sobre o post