Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




estreliciasStrelitzia reginae

Mais uma flor do nosso jardim, popularmente é conhecida como “ave-do-paraíso”, apesar de receber também outros nomes, dependendo da região, mas seu nome botânico é Strelitzia reginae.

Nos jardins, as estrelícias fazem muito sucesso, formando vistosos maciços sobre os gramados, mas é na composição de arranjos e decorações florais que ela mostra a sua maior glória: as suas flores, belas e exóticas, apresentam uma durabilidade, um colorido e uma versatilidade impar no mundo vegetal.

Parente próxima da helicônia e da bananeira, a estrelícia apresenta uma folhagem exuberante, de coloração verde-escuro, que contrasta com as nervuras centrais das folhas, de tom avermelhado. Já as flores, um verdadeiro trabalho artístico da natureza, são protegidas por uma bráctea, em forma de barca, com colorações que variam do vermelho ao azul-violeta. As seis pétalas das flores formam dois grupos de três: as externas são ligeiramente lanceoladas e de cor alaranjada e, as três mais internas possuem o formato de uma flecha e apresentam tons de azul-metálico.

O resultado é um efeito exótico, elegante e extremamente belo, que tem o seu objetivo: a natureza cria estas composições de formas e cores, num esforço para atrair agentes polinizadores, em busca do néctar da estrelícia.

O gênero Strelitzia pertence à família das Musáceas e compreende inúmeras espécies, todas originárias da África do Sul e introduzidas na Europa em 1770, de onde se disseminaram por todo o mundo. A espécie mais cultivada é a Strelitzia reginae, popularmente conhecida como estrelícia, rainha-do-paraíso, bico-de-tucano, flor-do-paraíso, flor-da-rainha, ave-do-paraíso ou bananeirinha-do-jardim. Existem também outras espécies, como a Strelitzia alba, de flores brancas e a Strelitzia caudata, de coloração azulada.

strelitzia_alba
Strelitzia alba

strelitzia caudataStrelitzia caudata

De um modo geral, as estrelícias são de fácil cultivo e requerem poucos cuidados, sendo de grande utilidade para a composição de arranjos florais e decoração de ambientes, pois dificilmente são atacadas por problemas que possam danificar suas pétalas e folhas.

A Strelitzia reginae é uma planta herbácea perene que produz flores quase o ano inteiro, desde que cultivada sob sol luz solar plena. A sua propagação dá-se por meio de sementes ou divisão de touceiras. Cultive-a em solo argiloso: 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de areia. A planta gosta de água, mas não de solo encharcado. Em geral, pode-se regar duas vezes por semana. Em época seca, deve observar a superfície e regar sempre que esta se apresentar seca.

barra

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. #1
    Maria Luiza C. Assis 
    Saturday, 23. October 2010

    tenho adorado tudo o que acho aqui.todas as minhas duvidas são, aqui esclarecidas. parabéns.

  2. #2
    Maria Denise Ferreira 
    Tuesday, 2. October 2012

    alem do jardim e possivel plantar estrelicia em vasos sem mais obrigada

  3. #3
    SHIRLEY MARINHEIRO 
    Friday, 19. October 2012

    PINTEI UM QUADRO COM AS ESTRELICIAS…QUE ACHO UMA PLANTA SEM DÚVIDA MARAVILHOSA…..AMEI VER OS OUTRO TIPO .PARABÉNS PELO SEU TRABALHO ….LINDO !!!!!!

  4. #4
    JOSE FERNANDES FONTES 
    Sunday, 8. September 2013

    HÁ UNS TRÊS ANOS QUE TENHO UMA AVA-DO-PARAÍSO, EM VASO, TENHO FEITO ADUBAÇÃO CONFORME RECOMENDADO, PORÉM ATÉ A PRESENTE DATA A REFERIDA PLANTA AINDA NÃO DEU FLORES.
    DIANTE DO EXPOSTO, GOSTARIA, POR OBSÉQUIO, DE OBTER MELHORES INFORMAÇÕES QUANTO AO CULTIVO DA ESPÉCIME E SUA ADUBAÇÃO CORRETA.

    DESDE JÁ, MEUS AGRADECIMENTOS.

    JOSÉ FERNANDES FONTES

Comente sobre o post