Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




margaridas

Nativas de regiões situadas no hemisfério norte, mais precisamente de países europeus,  as margaridas são plantas herbáceas, ou seja, não exibem estrutura lenhosa. Suas pétalas têm formato fino e alongado e estão dispostas em torno de um robusto botão amarelo.

O caule delgado chega a atingir até 1 m de altura e as folhas dessa planta têm forma oval. Margaridas também são plantas perenes e florescem por muitos anos quando cultivadas adequadamente.

As alvas pétalas dispostas entorno do botão amarelo como o ouro encantam e fascinam todos que as veem. As margaridas florescem durante todo o ano e são excelentes para ornamentar jardins ou decorar o interior de casas e escritórios. Além da “cor tradicional” é possível encontrar as flores em diferentes tonalidades.

flores-margaridas

Fáceis de cultivar
As margaridas são plantas que demandam poucos cuidados para que cresçam e fiquem bonitas, por isso, estão entre as melhores opções para cultivar em casa, plantando-as em vasos ou canteiros no jardim.

Passo a passo para plantar
- Antes de plantar as margaridas, limpe a área, retirando entulho, pedras e plantas não desejadas;

- Em seguida, revolva o solo a uma profundidade de 20 cm;

- Acrescente 200 g/m² de adubo N-P-K (4-14-8), 250 g/m² de calcário dolomítico e 10 l/m² de matéria orgânica;

- Retire as mudas de seus recipientes com cuidado para não desmanchar o torrão;

- Replante-as na terra separadas por uma distância de 0,15 m a 0,20 m, formando um ziguezague;

- Após o plantio, regue as plantas;

- Repita o procedimento nos 30 dias seguintes. Após esse período, pode-se irrigar uma vez por semana ou quando houver necessidade. Se a terra estiver muito seca, será necessário molhá-la, sem encharcar, para garantir uma florada exuberante.

Banho de sol
Para o cultivo das margaridas é necessário que elas recebam diretamente os raios de sol por, no mínimo, uma parte do dia. A planta não gosta muito de frio, podendo ficar “adormecida” durante o inverno e voltar a florescer quando o tempo esquentar novamente. Porém, em casos de geadas, elas devem ser protegidas.

margarida amarela

Preparo do solo
O local, vaso ou canteiro no jardim, que irá receber as margaridas deve ser preparado com uma mistura de material orgânico com adição de um fortificante a base de fósforo. Além disso, o solo deve ser altamente drenável, para não haver acúmulo de água.

Regar regularmente
É necessário que a irrigação aconteça pelo menos uma vez durante o dia, mas, deve-se tomar muito cuidado para não encharcar o solo, pois água em demasia favorece o aparecimento de fungos nocivos à planta.

Cuidados com as margaridas
À medida que as plantas forem crescendo, é importante verificar a existência de flores secas e arrancá-las. Além disso, faça cortes pequenos na haste quando a margarida atingir 40 cm de altura.

Outra prática para manter as flores fortes e bonitas é, após a floração, fazer o replantio das margaridas em outros vasos ou canteiros, cujo solo foi preparado com os mesmos substratos utilizados para o plantio da margarida.

flor 43 3333

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post