Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rosa_1152

Origem e História – Fósseis evidenciam que rosas existiram em tempos pré-históricos. As primeiras rosas cultivadas aparecidas na Ásia, ajardinam há mais de 5.000 anos atrás. Foram levadas rosas para a Europa durante o Império romano onde elas eram usadas principalmente com propósitos ornamentais. É dito que Cleópatra fazia jogar pétalas de rosas por onde passava.
Nero lançou rosas do teto durante suas famosas e extravagantes festas nos banquetes e jantares.
O nome ROSA – vem do latim rosa e do grego rhodon.

Plantando Rosas:
As melhores opções para o plantio de rosas, são as mudas prontas.
Antes de plantar verifique se o local é ensolarado, pois sem sol as roseiras não sobrevivem. É relativamente fácil o plantio de uma roseira, já que uma cova de 30 cm por 40cm de profundidade é suficiente, mas o importante nesse processo é a antecipada preparação do solo.
Verifique se o solo está muito alcalino (pH 8 ou mais), adicione sulfato de alumínio para aumentar a acidez. Ao preparar-se o terreno deve-se atentar para as correções necessárias, como por exemplo, um elevado teor de argila pode ser equilibrado adicionando-se estrume bovino (15kg e 200 g de farinha de ossos por m2) .
O solo deve ser revolvido numa profundidade de 30 a 40 cm. As mudas devem ser enterradas até o ponto do enxerto e a terra da superfície da cova deve ficar 10cm acima do solo, para que a água da chuva não encharque a raiz, pois roseiras não gostam de solos muito úmidos.

Como plantar rosas:
* Coloque o tutor na cova, de forma que a planta fique no centro e seu topo fique acima do tutor.
* Marque a profundidade com uma vareta. Encha a cova com terra. Preencha o solo e pressione com as mãos para não deixar bolhas de ar.
* Prenda com amarras na estacas.

Rosas em miniaturas - Esta variedade de rosas tem mais de 200 formas, sendo que em sua maioria florescem continuamente, produzindo flores isoladas ou em cachos com variação de muitas cores. Apesar do diminuto tamanho não diferem em muito das roseiras tradicionais, tendo inclusive verdadeiros espinhos e podem ser cultivadas em vasos, floreiras, jardins rochosos ou em bordaduras de canteiros de roseiras de maior porte. Apesar do pequeno tamanho e aparência delicada, as flores são resistentes e sobrevivem a invernos rigorosos.

Como cultivar mini-rosas – Prepare a terra. A maioria das plantas pede partes iguais de terra vegetal, húmus de minhoca e areia. Preencha o container deixando uma cova aberta e sem desmanchar o torrão, coloque a muda. Faça uma leve pressão para fixação da planta e complemente os espaços com terra.

Como cuidar de arranjos – Ao receber um arranjo floral, complete o compartimento de água imediatamente, usando sempre água fresca e limpa.
Mantenha seu arranjo sempre em local fresco, evitando exposição direta ao sol, ao vento e a ar condicionado e/ou aquecedores que ressecam o ambiente, diminuindo a vida das flores de seu arranjo.
Troque a água de seu arranjo por completo diariamente sempre usando água fresca e limpa, evitando o a proliferação de micro organismos.
Algumas flores são mais sensíveis que outras , por esse motivo é comum que algumas delas pereçam primeiro. Caso isso aconteça apenas remova cuidadosamente as flores murchas podando-as ou as retirando do arranjo.

Como cuidar de buquês – Ao receber um buquê de flores, corte o caule das flores delicadamente na diagonal, aproximadamente 1 cm. de haste , arranque as folhagens que forem ficar submersas na água e coloque o buquê em um vaso ou compartimento com água fresca e limpa, imediatamente. Mantenha o vaso com flores sempre em local fresco, evitando exposição direta ao sol, ao vento e a ar condicionado e/ou aquecedores que ressecam o ambiente, diminuindo a vida das flores. Troque a água do vaso ou do compartimento com as flores, por completo diariamente, sempre usando água fresca e limpa, evitando a proliferação de micro organismos. O caule deve ser podado pelo menos de dois em dois dias seguindo a forma indicada acima.
Algumas flores são mais sensíveis que outras, por esse motivo é comum que algumas delas pereçam primeiro. Caso isso aconteça apenas remova cuidadosamente as flores murchas podando-as ou as retirando do vaso.

rosa

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Ótimo…

Comente sobre o post