Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




geranio

É especialmente nesta época do ano que as floradas de gerânios tornam-se mais intensas e exuberantes. Mas, para que isso aconteça, além de muita luz, estas plantas precisam de duas ou três regas por semana, sempre de acordo com a temperatura ambiente. Entretanto, tenha o cuidado de observar, se o vaso ou mesmo a jardineira, oferecem boas condições de drenagem, pois a água empoçada pode fazer com que as raízes apodreçam. Ao regar a planta não borrife as folhas, como você costuma fazer com as outras plantas: os gerânios gostam de atmosfera seca.

Depois da floração, pode os galhos pela metade. Isto vai estimular o aparecimento de novas flores. Se a planta estiver em vasos, replante a cada primavera ou verão.

Agora, veja o que você deve fazer:
1. Se o vaso tem poucas flores e folhagem intensa, é sinal que você está usando excesso de adubo. Como a aplicação recomendada é a cada 15 dias, pare de adubar durante algum tempo. Mais tarde, providencie um fertilizante do tipo NPK com menor porcentagem de nitrogênio na fórmula.

2. Quando os ramos forem longos e houver muita distância entre as folhas, sua planta está recebendo pouca luminosidade. Mude-a para um local com mais iluminação, de preferência fora de casa, onde ela poderá receber sol direto.

3. No caso de você verificar insetinhos brancos, voando ao redor da planta, tome imediatamente uma providência, do contrário elas acabarão comprometendo a saúde do gerânio. Pulverize as folhas com um inseticida apropriado, facilmente encontrado nas casas especializadas,

4. Se por acaso você notar que as folhas mais baixas ficaram amareladas, com manchas marrons, é sinal que o solo está excessivamente seco. Regue com regularidade e mantenha o vaso em boas condições de ventilação.

5. Quando as folhagens e os caules ficam avermelhados é porque está havendo quedas acentuadas da temperatura durante a noite. Mude o vaso para uma área mais protegida e quente.

Dicas:
Podas: Para um crescimento denso e compacto da planta, devem ser feitas após a floração, utilizando a técnica do “beliscão”, retirada das extremidades dos ramos com as pontas dos dedos. Em setembro, deve ser feita uma poda mais severa, reduzindo bem seus caules e ramos.

Escolha um vaso de concreto ou outro material impermeabilizado por dentro. Cubra o fundo com argila expandida para a drenagem do vaso, ou seja, para que a terra não escorra quando a planta for regada.
Coloque a mistura de terra recomendada até cobrir a parte impermeabilizada do vaso, deixando um espaço para os torrões das mudas.
Tire os torrões do saquinho e coloque-os no vaso, sempre tomando cuidado com as raízes. Assente com as mãos.

Cubra os torrões com um pouco de terra para tampar os buracos.
Decore o vaso com sfagno e regue abundantemente.
Você pode misturar as cores dos gerânios em um mesmo vaso e plantar heras em volta.

Evite colocar os gerânios pendentes em locais muito ventilados para não perderem as flores.
Se preferir, substitua o sfagno por argila ou cascalho.
Os vasos de parede dão ótimo resultados se colocados em corredores com gerânios de várias cores.

magnólia

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    Iuriê Madeira 
    Thursday, 11. November 2010

    Muito obrigada pelas orientações em “como tratar meus gerânios”
    Tenho certeza que eles ficaram muito mais bonitos.
    Iuriê

  2. #2
    Tania Cristina Ferreira Carvalho 
    Sunday, 6. May 2012

    Adorei o geranio que ilustra essa página, por favor me diga se esse geranio é pendente ou semi=pendente. Adorei.

Comente sobre o post