Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




crista de galo

As plantas anuais têm um período de vida curto e são mais apropriadamente denominadas de estação. São cultivadas a partir da semente, crescem, florescem, sementam e morrem, completando seu ciclo de vida.
Algumas são cultivadas ao longo do ano e é possível substituir as que já feneceram por outras, mantendo o mesmo padrão ornamental.

Nomes Populares: Crista de galo, crista plumosa
Família: Amaranthaceae

Planta herbácea de ciclo de verão, originária da Índia, de caule ereto até 0,60 m de altura, caule suculento e pouco ramificado. Folhas verde claro ou levemente avermelhadas, abundantes e inflorescência em espigas plumosas nas cores creme, amarela, laranja,rosa, e púrpura. Floresce na época de final de primavera a final de verão, em climas amenos a quentes, e não tolera temperaturas baixas.

Esta é uma planta de grande resistência ao sol, não apresentando problemas quanto a queimaduras em suas folhas e flores, assim sendo, aconselha-se o plantio em local bem ensolarado, para que a planta faça muita fotossíntese e cresça forte.

Desaconselha-se o plantio desta planta em locais muito frios, uma vez que o frio atrapalha sua floração, porém ela dificilmente morre durante os invernos, voltando a florescer no verão.

Quanto ao solo, prepare-o de forma a ficar rico em nutrientes, adicionando bastante adubo orgânico antes do plantio.

Para realizar o plantio geralmente utilizam-se mudas compradas prontas ou saquinhos de sementes enterradas a poucos centímetros de profundidade. Após você já ter algumas destas plantas, obter novas sementes é bem fácil, uma vez que ela produz várias centenas após cada floração.

A partir de sementes para locais ensolarados e solo preparado com composto orgânico e bem drenado com regas frequentes nos meses de verão. Em locais de clima ameno a tropical pode ser cultivada todo o ano.

Lembre-se de irrigar sua planta de forma periódica para manter sempre o solo umedecido, porém sem exageros, uma vez que o excesso d’água pode favorecer a proliferação de doenças nas plantas. Reforce a adubação sempre antes das primaveras e realize podas de limpeza sempre que a planta encontrar-se coberta por flores ou ramos mortos.

No paisagismo
Muito usada em canteiros grandes de uma só cor ou em manchas coloridas formando desenhos, tem sido uma das preferidas de verão para parques e empresas. Para jardineiras e vasos é uma excelente opção para os meses de verão junto à piscina, pois seu efeito ornamental é muito bom. Para vasos em sacadas recomenda-se a proteção contra os ventos com outras plantas. Faz belo efeito em terminações de vasos de plantas verdes.

barraflor

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post