Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cravos (Small)

Família: Caryophyllaceae.

Nomes populares: cravo, craveiro.

Etimologia: a palavra Dianthus provém do grego, significando ‘flores de Zeus’ e o da família, Caryophyllacea, de um nome antigo da árvore do cravinho, uma vez que as suas flores possuem um cheiro semelhante a esta erva aromática.

Origem: Europa.

Características gerais: herbácea perene, com porte de 60-90 cm de altura, possui folhagem ornamental, com tonalidade verde-azulada. As flores são grandes e simples nas espécies silvestres, e dobradas nas variedades cultivadas, nas cores vermelha, branca, amarela e rosa.

Condições de cultivo: o cravo deve ser cultivado a pleno sol ou em meia-sombra, em solo fértil composto de terra de jardim e terra vegetal, drenável. Para o bom desenvolvimento, recomenda-se a realização de regas regulares.

Propagação: multiplica-se por estacas (cravos perenes) ou sementes (cravos anuais).

Usos: utilizada como flor para corte e, também, como bordadura ou formando conjuntos isolados em jardins.

Curiosidades: os cravos eram considerados ‘flores divinas’ pelos antigos gregos, sendo também muito retratados na época do renascimento, pois era símbolo de fidelidade.

Muito citada na literatura, esta flor tem um significado especial; representando o homem nos romances, enquanto a mulher é representada pela rosa. É tradicional em casamentos o noivo, os pais e padrinhos utilizarem um cravo branco na lapela.

As flores do cravo são também utilizadas na culinária desde a civilização romana e, assim como o cravinho na Inglaterra medieval, proporcionam um gosto especial ao vinho.

O óleo essencial do cravo está presente em alguns perfumes como: Yves Saint Laurent – Opium, Ralph Lauren – Lauren e Gucci n°1.

pinheirinhos

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post