Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cosmos

Nome Científico: Cosmos bipinnatus
Nome Comum: Cosmos
Nomes Populares: Cosmos
Família: Asteraceae

O cosmo (Cosmos bipinnatus) é uma planta herbácea e anual, que apresentam lindas e coloridas flores singelas. É uma planta indicada para pessoas que não tem experiência no cultivo, pois não dão trabalho. A flor pode ser utilizada em maciços, canteiros, bordaduras, jardim e também para corte.
Deve ser plantada em local de clima ameno, se adaptando bem a qualquer tipo de solo desde que permeáveis, úmidos e neutros. A rega deve ser regular, sem excessos. A planta não suporta geada.

Pode  atingir alturas de 0,45 a 1,2 m. A sua folhagem é muito fina, de corte pinulado, plumosa, caduca e de cor verde. As flores de cosmos são singelas, circulares, com cerca de 10-15 cm de diâmetro, balanceadas em longas e finas hastes, com variadas cores desde o branco, amarelo, rosa, vermelho, laranja. As flores de cosmos são brilhantes, aromáticas e atrativas para abelhas e borboletas. São plantas muito fáceis de cultivar.

Planta que se adapta bem a qualquer tipo de solo, até solos pobres, preferindo solos moderadamente férteis, muito permeáveis, úmidos e neutros.
Temperatura: Clima ameno. Os cosmos são sensíveis ás geadas.
Rega: Regular, não regar em excesso.
Adubação: Apenas se for necessário. Não adubar em excesso pois pode suprimir a floração. Ex.: 5-10-5.
Poda: Cortar as flores velhas de cosmos para prolongar a floração.
Pragas e doenças: Alguns afídeos. Planta resistente a pragas e doenças.
Multiplicação: Semente.
Utilização: Maciços, canteiros, bordaduras, vãos e para corte.

Nativa de regiões da América, desde o sul dos Estados Unidos, até o Paraguai, as flores de cosmos pertencem ao gênero cosmos, que abriga de 20 a 26 espécies.
As flores são singelas, com pétalas recortadas e cores que variam conforme a espécie. No caso da Cosmos bipinnatus, na variedade Sensação, as pétalas vão do branco ao rosa pink.
Perfeitas para preencherem floreiras, elas atraem borboletas e são indicadas para quem quer fazer um jardim colorido, cheio de vida. Também são boas para a formação de densos maciços e bordaduras.

Muito rústica, fácil de plantar e cultivar, a cosmos é uma planta que floresce com mais abundância se não receber adubação nitrogenada, por este motivo é ideal para solos pobres e jardineiros iniciantes. Antes de plantar, verifique se o local escolhido tem boa incidência de luz solar ou está, pelo menos, à meia sombra.

Se for plantar em uma jardineira, veja as orientações abaixo:
Você vai precisar de:
1 jardineira de barro de (1 m de comprimento, 30 cm de largura e 30 cm de altura)
1 saco (3 l) de bolinhas redondas de argila (argila expandida)
1 m de manta geotêxtil (conhecida como bidin)
1 saco de terra (30 kg)
1 pá pequena (de, no máximo, 15 cm)
5 mudas de bela-emília

Montagem:
1. No fundo da jardineira, faça uma camada de 5 cm com as bolinhas de argila. Forre as bolinhas com a manta geotêxtil, que parece um feltro e que não deixa a terra escapar pelo buraco da jardineira, evitando a sujeira. Recorte com uma tesoura a sobra de manta, para que somente as bolinhas fiquem cobertas.
2 – Cubra a jardineira até a boca com terra.
3 – Com a pá, faça covas fundas na terra, mantendo uma distância de 5 cm entre elas.
4 -  Retire o plástico que envolve a base das mudas. Faça isso com cuidado para que elas não se desmanchem.
5 – Coloque cada uma das mudas em uma cova. Aperte com as mãos as bases das mudas, fazendo uma leve pressão para que não se formem bolhas de ar entre elas e a terra.
6 – Em seguida, regue a jardineira por inteiro com 3 l de água.

Dicas para manter a planta florida:
- Antes de comprar a jardineira, verifique se ela tem dois furos no fundo, fundamentais para que a água não acumule na jardineira, apodrecendo a terra.
- Nos dias seguintes do plantio, regue a jardineira com 1 litro de água.
- Uma semana depois de plantadas, as mudas podem ser molhadas, um dia sim, um dia não, com meio litro de água.
- Ela deve ficar em local ensolarado.

Vila_1012

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Olá, sou apaixonada por Cosmos. Vi vários campos deles no Japão e são deslumbrantes. Estava vendo este post e na parte do plantio, foi colocado Bela Emília ao invés dos Cosmos. Abraço Patrícia.

Comente sobre o post