Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




copo-de-leite

Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng.
Nomes Populares
: Copo-de-leite, lírio-do-nilo, cala-branca, jarra, jarro
Família: Araceae

Considerado como símbolo da pureza e apreciado desde os tempos mais antigos tanto como flor de corte quanto na composição de jardins. Sua folhagem é verde brilhante e muito ornamental e por isso também tem sido muito utilizada nos arranjos florais.
O cultivo de copo-de-leite apresenta grande produção e rentabilidade por área plantada, mas exige cuidado no planejamento de produção pois sua flor é um produto altamente perecível.

É excelente como flor de corte. Tem grande aceitação pela beleza,sofisticação e durabilidade. É uma das flores mais utilizadas em arranjos florais para decoração de casamentos e buquês de noiva.
É uma planta rústica e de cultivo relativamente simples mas requer manejo adequado, como qualquer cultivo, para se obter maior produtividade e qualidade.

Por meio de seleção e o cruzamento com outras espécies de Zantedeschia, têm se obtido copos-de-leite de outras cores além da branca, como o amarelo, o vermelho, o rosa, o laranja e o roxo e suas variações. No exterior os Callas coloridos são mais facilmente encontrados e muito apreciados por colecionadores.

Origem: África do Sul. Na forma nativa é encontrada em terrenos úmidos ou a Margem de lagos. Clima subtropical frio.
Herbácea robusta, perene. Atinge normalmente de 0,60 a 1 m de altura, com rizoma vigoroso, formando touceiras. Muito florífera e folhagem verde escura brilhante com até 40 cm. Inflorescência grande, ereta e vistosa, formada pela espata de coloração branca, espiralada, com aproximadamente 25 cm de comprimento protegendo a espádice de coloração amarela.
É cultivada como bordadura de canteiros, renques e compondo maciços à meia-sombra. Deve ser cultivado em conjuntos em terra com muita matéria orgânica e umidade constante, podendo ser plantado em locais úmidos, como margens de lagos e espelhos d’água. Acompanhando muros, muretas, paredes ou em vasos.

Propagação: por sementes, divisão de touceiras ou de rizomas, após a floração, ou por cultura de tecidos. Sendo a propagação por divisão por touceiras a mais utilizada. Para divisão de rizomas utilizar luvas e fazer a imersão destes em fungicida antes de plantar.

Cultivo: O cultivo comercial para produção de flores de corte deve ser feito em local protegido, telado com sombrite. O copo-de-leite requer muita luz mas é sensível ao sol direto,quando sujeito a temperaturas diurnas acima de 22º C . Utiliza-se normalmente de 25 a 50% de sombreamento. O sombreamento também proporciona a formação de hastes florais mais longas, o que comercialmente é interessante.
É tolerante a baixas temperaturas, até 4° C, mas não se desenvolve bem em climas quentes.

Locais encharcados não devem ser utilizados para cultivo comercial, o ideal é que sejam irrigados, em média, 3 vezes por semana. O encharcamento constante cria condições ideais para o ataque de doenças causadas por fungos e bactérias como o Pythium SP e Erwinia. Pelo mesmo motivo não deve ser plantado em estufas. O solo deve ser mantido úmido mas sem encharcamento. Pode se irrigar por aspersão mas o ideal é por gotejamento ou até mesmo com mangueira, desde que se molhe somente o solo, evitado acúmulo de água nas folhas e flores.

Requer solos bem drenados com alta quantidade de oxigênio. Plantio em canteiros elevados com 30 cm de altura. No cultivo adensado plantar duas fileiras por canteiro com distância entre fileiras de 30 cm e entre plantas de 15 cm – aproximadamente 10 plantas por metro quadrado. No convencional usa-se 80 cm entre fileiras e 50 com entre plantas. A vantagem é que a colheita e manejo das plantas é mais fácil, além de diminuir o risco de desenvolvimento de doenças.

No plantio utilizar NPK 10-10-10 e esterco de gado no fundo das covas.
Além do controle normal de pragas e doenças de qualquer cultivo, especial atenção deve ser dada ao controle da Podridão mole, causada pela bactéria Erwinia carotovora, que é a principal causa de perdas no cultivo de copo-de-leite. Folhas e hastes se tornam verde-escuras apresentando apodrecimento com odor desagradável que leva a morte da planta. O rizoma também apodrece.
A prevenção é feita com irrigação e drenagem eficientes, evitando a combinação de alta temperatura com excesso de umidade.

Adubação nitrogenada em excesso torna a planta mais suscetível a infecção. Plantas infectadas devem ser eliminadas e fazer rotação de culturas.
Floresce em abundância na Primavera  Pode florescer de outubro a abril mas em menor quantidade. Se propagada por mudas inicia a floração em cerca de 90 dias, atingindo o auge da produção aos 8 meses.

Existem várias colorações de copo-de-leite:

http://imaginacaoativa.files.wordpress.com/2009/06/aaaaakm845aaaaaaappzja.jpg http://imaginacaoativa.files.wordpress.com/2009/06/calla-lily.jpg http://imaginacaoativa.files.wordpress.com/2009/06/plant_zantedeschia_aethiopica___schwarzwalder___1_22.jpg http://imaginacaoativa.files.wordpress.com/2009/06/zantedeschia_elliottiana__11686.jpg

Tóxica
Todas as partes da planta são tóxicas por possuírem oxalato de cálcio. A ingestão e contato podem causar sensação de queimação, edema nos lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. Muito boa a informação sobre a parte tóxica.Não sei como nos, minha irmã e primas não tivemos nada de intoxicação na infância pois brincavamos de colocar entre os dedos como se fosse cigarro ainda bem q. não colocavamos na boca.Depois dizem q. os anjos da guarda não existem,OK!Tuca.

  2. #2
    Carla Vargas 
    Monday, 21. September 2009

    Boa noite, minha mãe é coordenadora do projeto Curumim de Carmo do Paranaíba-MG, gostaria de saber como adquirir os bulbos de copo de leite e se vcs tem algum projeto p o plantio do mesmo, pretende-se fazer um plantio no espaço que se tem na instituição, gostaria de receber as informaçãoes no emial krlacp@hotmail.com

  3. #3
    juliana DUDA 
    Wednesday, 23. September 2009

    Boa Noite!!!!!
    Gostaria de saber se o copo de leite colorido devo ter os mesmos cuidados.Beijos
    Duda Barretto

  4. #4
    Ana Maria de Souza 
    Thursday, 26. November 2009

    Boa noite, eu tenho uma plantação de copos de leite branco e gostaria de saber os copos de leite colorido tem diferença nos cuidados. goostaria de saber qual tela mais apropriada para o sombreamento do copo de leite.
    Muito obrigada.
    Aninha

  5. bom dia adoro copos de leite os coloridos são lindos sou de Piracicaba Estado de São Paulo quero saber o preço e como é feita a entrga

Comente sobre o post