Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Homalocladium platycladum  (2)

A fita de moça é uma planta que tem a sua origem nas Ilhas Salomão e também na Oceania. É uma planta que pertence à família Polygonaceae.

É uma folhagem que pode chegar até 3 m de altura quando são bem cultivadas e são ótimas para ornamentação de ambientes. Esse tipo de planta tem o ciclo de vida perene, o que significa que cultivando a fita de moça, você terá folhagem nascendo durante todo o ano. É uma planta com ciclo de vida perene, o que significa que esta levará mais tempo para completar o ciclo de floração, o que pode levar até 2 anos para acontecer.

Essa planta é um ótimo exemplo de espécies bem curiosas e exóticas. Apesar de ser estranha e aparentemente sem beleza, ela vem cada vez mais vem ganhando admiradores e espaço nos jardins ao redor do mundo. Apesar dos lugares de origem, essa planta pode ser encontrada em diversas outras regiões e com isso, recebe também outras denominações como é o caso de Solitária, como também é chamada essa espécie.

Por ser uma planta de folhagens, chamamos a fita-de-moça de arbusto sem nenhum problema. Ela tem a constituição semi-herbácea, com ramos bem eretos no início e pendentes no final. Você pode plantar a fita de moça tanto em grupo, mesclado com outras plantas ou pode também conduzi-la como uma trepadeira forma que é muito utilizada devido a formação da planta. Ela se adapta muito bem em jardins de pedra ou contemporâneos e pode também ser cuidada em jardineiras e vasos, quando serão usadas como planta ornamental.

Folhas e flores
Os ramos são bem achatados, estriados, com um brilho diferenciado e são bem planos. Essa planta não tem uma folha propriamente dita e fica a cargo desses ramos, desempenharem esse papel, principalmente quanto ao processo de fotossíntese e respiração. Lembrando que esses processos são indispensáveis para qualquer espécie de planta. Com a ausência das folhas, chamamos os ramos de cladódios.

A fita de moça não tem folhas totalmente extintas, elas apenas não aparecem sempre. Podem existir exemplares onde elas brotam, mas isso acontece em número muito reduzido e passa muitas vezes imperceptível. É exatamente por esse motivo que os ramos tornam-se de extrema importância para a planta.

Homalocladium Platycladum5

As flores da fita-de-moça são bem pequenas e aparecem sempre nas laterais dos ramos. Elas têm a coloração verde bem clara, não havendo nenhuma variação. É a partir das flores que os frutos da planta nascem. Como o tamanho das flores é bem pequeno, o tamanho dos frutos dessa planta não poderia ser diferente. Eles são pequeninos e sempre na cor vermelha, como se fossem pequenas cerejas ou amoras. Com o aparecimento dos frutinhos, a textura do arbusto muda um pouco, mas nada que venha prejudicar o crescimento da planta.

Cultivo
Devido a região de origem, os melhores climas para ser cultivada a planta são os climas equatorial, oceânico, subtropical e tropical, mas caso a região onde for cultivada não  oferece essas características climáticas, ainda pode-se tentar ter o exemplar dessa planta. Nesse segundo caso, a atenção dada à forma como será o cultivo e até mesmo a criação de um ambiente que propicie a iluminação e a temperatura ideal, vai ajudar no crescimento da fita-de-moça.

O cultivo deve ser feito sob o sol pleno, à sombra ou meia sombra, jamais em locais sem acesso à luz solar porque a planta com certeza morrerá. O solo deve ser bem fértil e adubado com matéria orgânica para que a planta cresça bem e tenha resistência à mudanças de climas e ao ataque de fungos comuns da espécie. As regas devem ser feitas em períodos certos, sendo os intervalos entre uma rega e outra devidamente obedecidos para que a planta se desenvolva bem. Essa atenção deve ser dada principalmente na primeira fase da planta, que é quando ela se encontra mais frágil.

Homalocladium Platycladum1

A planta fita-de-moça consegue adaptar-se muito bem em regiões com calor e umidade tropical e quando as regiões apresentam climas mais temperados, essa planta deve ser cultivada em estufas para poderem se desenvolver.

A multiplicação é feita por estaquias dos cladódios ou então sementes sempre recém colhidas. Esse detalhe acerca das sementes é muito importante para evitar guardar sementes porque elas não serão eficientes e dificilmente germinarão. Ainda assim quando for conseguido desenvolver uma planta, esta não será muito consistente podendo morrer com mais facilidade.

Propriedade medicinais
Apesar de não ser tão popular, em algumas regiões a fita-de-moça é tida como uma planta medicinal e muito utilizada como vermífugo. A medicina popular indica o uso dos cladódios como medicamento e até o momento somente essa parte da planta tem ação reconhecida. As formas como você pode tomar esse medicamento é como chá que devem ser fervidos serve com os ramos recém colhidos.

Antes de utilizar também os ramos da fita de moça como medicamento, é importante verificar a procedência dos mesmos para que não haja nenhum tipo de intoxicação e/ou envenenamento proveniente de aditivos utilizados na planta. O melhor sempre é utilizar ramos da própria plantação.

janela e borboleta

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post