Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cravo vermelho

Na hora de reproduzir uma planta de cravo, existem diversas alternativas entre as quais pode escolher, segundo as suas necessidades ou preferências. Desta forma e com uma série de cuidados básicos, conseguiremos que nossa casa fique bonita e cheia de cor graças aos cravos.

Ainda que sejam muitas as variedades existentes desta flor, a verdade é que os médotos de multiplicação são os mesmos.

Abaixo uma pequena explicação de como se reproduz a planta Cravo.
1 – A reprodução ou multiplicação de cravos pode ser realizada de duas formas diferentes: por estacas ou por sementes. É importante referir que cada uma destas técnicas conta com suas vantagens e desvantagens, por isso deveremos avaliar ambos os aspectos e decidir qual nos interessa mais na hora de plantar cravos.

2 – Deste modo, reproduzir cravos através de estacas consiste em multiplicar estas flores a partir do broto de uma planta de cravo já crescida, denominada planta mãe. Estes caules deverão ter duas ou três folhas já formadas, enquanto o resto estará ainda em fase de desenvolvimento, por isso será capaz de jogar raízes pela parte inferior. Costuma-se tirar da parte média de uma planta mãe de 10 ou 12 meses e, segundo a variedade de cravo, poderão medir entre 4 e 9 cm.

Bunga Anyelir

3 – A reprodução através de estacas de cravo costuma ser rápida desde que a planta tenha sido capaz de se enraizar corretamente. Ainda assim, é importante saber que esta forma para plantar cravos muitas vezes é afetada por vírus e bactérias; é por isso que se recomenda optar por estacas especialmente pensadas para esta tarefa. Do mesmo modo, como desvantagem deste método, algumas das plantas de cravo que nasceram por estacas não dispõem de cheiro em suas flores.

4 – Com isto queremos dizer que em vez de optar por arrancar você mesmo as estacas de uma planta de cravo, será recomendável se dirigir a uma loja ou centro de jardinagem onde poderá adquirir estacas de cravo devidamente tratadas.

5 – Por outro lado, como já foi dito, os cravos também se reproduzem por sementes,  ainda que se trate de uma técnica mais lenta que a anterior. Deste modo, existe a possibilidade de extraí-las de plantas de cravo ou optar por comprá-las diretamente em uma loja de jardinagem, que sempre é bem mais eficaz.

Na hora de plantar cravos através de sementes, recomenda-se fazê-lo através de viveiros e quando as mudas estiverem um pouco crescidas, deverá transplantá-las deixando uma distância de 10 cm de um cravo para o outro.

florestachuvosa

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post