Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




girassol0

Os girassóis são planta anuais da família Asteraceae. São plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.

São muito usados para a produção de bio-diesel e óleo de cozinha. Mas o melhor uso de um girassol é colocá-lo para alegrar o seu jardim durante os meses mais ensolarados do ano, ou mesmo para alegrar a estufa ou uma marquise em qualquer época do ano.

Este guia rápido para cultivar um girassol em um vaso é algo que até mesmo as crianças podem desfrutar como um rápido e divertido projeto de jardinagem. Alegre o seu dia com girassóis caseiros.

Em primeiro lugar compre sementes de girassol
Você pode conseguir sementes de girassol apropriadas em um berçário local ou centro de jardinagem. Porém, cuidado com a qualidade que você compra, apenas o girassol anão é realmente adequado para ser cultivado em um vaso. As qualidades de girassóis anões adequadas incluem (e como os nomes variam, peça ao seu vendedor local orientação específica para sua região):
* Pacino: este girassol amarelo brilhante cresce cerca de 30 cm de altura.
* Big Smile: este girassol tem pétalas amarelas e o centro preto e cresce cerca de 30 cm.
* Teddy Bear: este girassol cresce cerca de 40 cm.
* Sunspot: este girassol tem uma flor surpreendentemente grande (cerca de 25 cm ou 10 cm de diâmentro), mas ainda é uma variedade anã, crescendo cerca de 60 cm de altura.
* Music Box: este girassol atinge cerca de 60 cm e tem muitas flores pequenas.

sementes de girassol

Compre ou reaproveite recipientes ou vasos que são apropriados para o cultivo de girassóis. Os recipientes devem ser limpos e esterilizado você está plantando, juntamente com quaisquer outras considerações como quantos girassóis você gostaria de colocar por vaso, mas alguns tamanhos sugeridos são:
* Se você começar com um vaso de raio muito pequeno, o girassol precisará ser transplantado cedo; algumas pessoas fazem isso para dar ao girassol uma vantagem enquanto o solo do jardim ainda está frio, mas esteja ciente de que os girassóis não são muito parciais para serem transplantados.

* Recipientes de 30 a 40 cm de largura, para a maioria dos girassóis anões, deve ser o suficiente.

* Uma jardineira de janela – uma caixa de janela ou de varanda pode ser ideal para uma linha de sementes de girassol anão. Você precisará arrancar as mudas mais fracas no início (explicado abaixo).

* Girassóis mamutes ou grandes precisam de recipientes de pelo menos 18 ou 20 litros:
- Um engradado pode ser usado – apenas tenha o cuidado de forrá-lo bem para não derramar a terra.
- Metade de um barril para girassóis muito altos. Obviamente ele precisará ficar numa varanda ensolarada ou no jardim, a menos que tenha um local ensolarado livre dentro de casa.

girassol flor dobrada

Coloque o solo no engradado, vaso ou jardineira
Primeiro adicione uma camada de material de drenagem, como pedras, cascalho, pedaços de terracota ou pequenos pedaços de espuma de poliestireno. Em seguida, despeje no recipiente a mistura de compostagem e a mistura de solo comercial. Deve chegar a um nível de cerca de 2,5 cm a partir do topo do recipiente. Regue bem.

Leve em consideração a adição de cristais de retenção de água para aliviar a quantidade de rega necessária e garantir que os girassóis tenham quantidades adequadas de água.
A adição de composto bem deteriorado é importante como fonte de alimento para o girassol, então tente fazer isso se você puder.

Coloque as sementes de girassol no recipiente
Semeie de 2 a 10 sementes em pares, dependendo do tamanho ou comprimento do recipiente escolhido. Nem todas as mudas serão mantidas, então não se preocupe muito se esmagá-las nesta fase, mas esteja preparado para descartar todas as mudas mais fracas que aparecerem mais tarde. Ao plantar coloque cerca de 2,5 cm dentro da terra e pelo menos 10cm para fora.

É possível colocar cerca de 8 plantas de girassol em um recipiente com comprimento de 90cm, então, use isso como um guia, você planta cerca de 16 plantas em tal recipiente e espera colher cerca de oito.

Esteja preparado para regar os girassóis mais do que muitas outras plantas
Acrescente cerca de 25 ml de água para cada semente plantada. Regue a cada um ou dois dias na mesma quantidade, dependendo da umidade do solo. Certifique-se de que o solo permaneça úmido até germinar as sementes.

girassol

Espere as sementes germinarem
A germinação deve ocorrer dentro de três a oito dias. Se não, espere um pouco mais, mas por 13 dias é definitivo que a semente não crescerá.

Após a germinação, arranque as mudas mais fracas de cada par e remova qualquer muda doente ou malformada. Se o espaço é um problema, mova-as para outros recipientes, mas lembre-se que girassóis não prosperam se forem transplantados.

Continue regando como antes até que cada girassol obtenha cerca de 30cm de altura, momento em que você deve dobrar a quantidade de água que eles vinham recebendo.

Coloque o recipiente de girassol em uma parte ensolarada e agradável de sua casa, no jardim ou na varanda se você preferir. Um girassol deve ser posicionado de modo que tome sol o dia todo ou a maior parte do dia; o girassol não pode ficar na sombra durante a maior parte do dia.

Se você estiver cultivando-o dentro de casa, escolha um quarto ensolarado, mas evite colocar muito perto de uma janela porque o ar próximo às janelas é muitas vezes mais quente ou mais frio que a temperatura ambiente e isto pode ser prejudicial para a planta. Tente manter o recipiente longe de chuva extrema.

Girassol800

Continue tratando da planta com água e cuidados de planta em geral. Em duas semanas o girassol deve estar com um tamanho considerável. Nesse momento dê aos girassóis 75 ml de água. Os botões do girassol agora devem começar a aparecer.

Embora os girassóis não precisem de alimentação suplementar, dando-lhes uma nutrição extra pode dar um impulso nas flores. Aplique um fertilizante de uso geral como Osmocote (siga as instruções na embalagem para flores).

Em um mês o botão de girassol deve estar ainda em desenvolvimento pelas próximas duas semanas (a medida de água deve aumentar para 100 ml). O botão já deve estar pronto para florescer.

Desfrute do girassol como um elemento decorativo em sua casa ou onde quer que você coloque o recipiente. Em muitos casos, você verá que o girassol se torna pesado na parte superior e precisa ser escorado para manter a gloriosa flor erguida.

Um simples bambu ou estaca amarrada ao caule será suficiente para manter a cabeça do girassol no alto. No entanto, a estaca deve ser ancorada fora do recipiente se não tiver a certeza absoluta de que ele é forte o suficiente para segurar sem cair.

Você pode amarrar a estaca em um tubo de parede, a uma estante de livros ou objetos semelhantes dentro da casa, ou em um cano de esgoto, parede ou outros objetos se fora de casa. Esteja ciente de que nem todos os girassóis requerem suporte – basta observar como o girassol está por si só antes de decidir.

Se você deseja fazer uso culinário do girassol, as pétalas das flores fazem uma adição bonita para saladas, e tanto as sementes quanto os botões também podem ser comidos.

Para pegar as sementes, você tem que deixar a flor morrer na planta e esperar. Enquanto a flor seca, as sementes amadurecem e secam também. Embora não seja muito bonito, pelo menos os pássaros não poderão levar as sementes, se você tem seu girassol dentro de casa.

Se for comer os botões, ferva-os primeiro para remover a amargura deixando no vapor ou fervendo por três minutos. Eles ficam deliciosos passados na pasta de alho.

girassol11

Dicas
*
Quanto maior o vaso, maior o girassol, especialmente se você não estiver cultivando variedades anãs.
* Se semear girassóis no chão, quanto mais cedo você semeá-los no final da primavera, mais cedo eles vão florescer. Para o cultivo em vasos, desde que você tenha um lugar ensolarado para eles, eles podem ser cultivados durante todo o ano.
* Os girassóis são nativos da América do Norte e são cultivados como as plantas mais altas do jardim.

Importante saber
Girassóis mamutes (aqueles que crescem mais de 180 cm) não são adequados para se cultivar em vasos a menos que você esteja usando um recipiente grande, como um barril cortado ao meio.

Se você forçar o cultivo desses girassóis em um recipiente menor, é improvável que eles prosperarem e você mesmo poderá ver o processo inteiro ocorrer de forma totalmente atrofiada (o que é bastante triste ver que uma flor tão magnífica nunca atinge todo o seu potencial).

Certifique-se de que o vaso tenha furos de drenagem ou a semente corre o risco de apodrecer.

Materiais necessários
* Sementes de girassol de um berçário em pacotes com etiquetas de identificação.
Nota: embora você possa tentar plantar as sementes que você compra para comer no supermercado, o tipo será desconhecido e elas podem não ser férteis também. Não tente cultivar sementes de girassol sem a casca visto que a remoção do revestimento expõe as sementes ao ar e à luz e definitivamente não tente plantar qualquer semente que tenha sido assada ou salgada.

*Água

* Um vaso de barro ou outro recipiente redondo (30cm de diâmetro no mínimo, mais largo se for plantar muitas sementes); ou, uma caixa de janela ou varanda, engradado, barril cortado ao meio, etc. Como preferir.

* Terra.

* Esterco ou adubo para nutrição. Para melhorar a drenagem, adicione algumas pedras no fundo.

espalhando folhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post