Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




calisia

A Callisia fragrans é uma ótima planta para iniciantes! De flores perfumadas e folhas que a faz parecer uma bromélia (mas não é), é de fácil cultivo e ótima para ter ao ar livre e dentro de casa.

Nativa do México e também de algumas partes da América do Sul, é uma herbácea perene, da família das Commelinaceae que dão folhas levemente carnudas verdes, roxas e também verde variegata (Callisia fragrans ‘Melnikoff”), que podem chegar a 40 cm de altura e 10 cm de largura.

Cresce de forma rasteira e seus caules rastejantes se espalham criando raízes e dando origem às novas plantas. As flores brancas de aproximadamente 6 mm, nascem em hastes que podem atingir até 1,5 m de comprimento.

Considerada uma suculenta, é possível cultivar no chão e também em vasos suspensos; esse último ela parece gostar mais.

Como cultivar
Substrato
Deve ser cultivada em substrato com muita matéria orgânica e boa drenagem.  Duas partes de substrato pronto para jardim para uma de esterco bovino curtido e meia de areia média/grossa de rio lavada,  é o ideal.

Pode ser cultivada no chão, sendo rasteira e as raízes que se formarem ao longo do caule, originará outras plantas que se fixaram também. Já o cultivo em vaso, será uma planta pendente com ramificações e plantas “bebês”; o efeito é muito bonito.

calisia-5

Rega
A planta tolera curtos períodos de seca, mas prefere o substrato levemente úmido. Em uma cidade onde o clima é mais ameno, pode-se regar umas duas vezes por semana. A dica é: coloque meio dedo no solo e veja se já está na hora de regar novamente. Evite encharcar para que às raízes não apodreçam.

Clima
Pode cultivá-la em pleno sol, entretanto, aconselho a colocar em um local à meia sombra, mas que receba raios solares filtrados, como embaixo de alguma árvore que a copa não seja muito densa e fechada.

Quando ela fica exposta ao sol às folhas ficam arroxeadas. A planta da foto tem algumas partes roxas, por que recebe raios solares filtrados embaixo de uma mexeriqueira. É possível cultivar dentro de casa desde que, deixa ela em um local onde receba muita luz.

Adubação
Dê preferência sempre por adubos orgânicos, mas caso não tenha acesso pode usar um com NPK  4-14-8 de floração, sempre respeitando a instrução do fabricante; na dúvida coloque menos. Adube na primavera, verão e começo do outono, nunca no inverno.

Floração
As flores são de um perfume maravilhoso adocicado, mas não enjoativo, que aparecem no outono e às vezes na primavera. Assim que elas se abrem a duração é curta, de aproximadamente 12 horas. Para que ela floresça é necessário sempre adubar!

Polinização

calisia756
Geralmente pelo vento ou algum inseto. Não é necessária uma segunda planta para que haja a polinização.

Propagação
Sementes: após às flores secarem, havendo a polinização dará sementes dentro de uma pequena cápsula. Ainda não consegui sementes para testar a germinação.

Corte de novas mudas: após os “nós” dos caules, sempre se formam novas mudas. Para tirar é só cortar uns dois dedos antes do “nó” e plantar. As raízes iram nascer assim que colocá-la no substrato; às vezes as raízes aparecem antes.

Poda
Só é necessário fazer em dois casos:
Para fazer novas mudas ou para evitar que o caule fique muito longo e os “bebês” mais espaçados. Nesse caso, assim que nascer uma nova primeira planta “bebê”, corte antes do “nó”; assim as plantas crescerão mais próximas.

Toxidade
Cuidado: Ela solta um leite que pode causar irritação na pele de humanos e animais.

Longevidade
Costuma durar muitos anos, mas pode acontecer de perderem as folhas inferiores e acabar ficando “feia”, nesse caso é só pegar uma nova muda e substituir.

folhasaovento9

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post