Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




crisa

O crisântemo é uma planta ornamental pertencentes da família Compositae, possuindo mais de 100 espécies e mais de 800 variações espalhadas pelo mundo todo.

Originário da Ásia, foi adotado como símbolo nacional pelo Japão. Chegou à Europa por volta de 1700 onde começou a ser geneticamente melhorado, permitindo que hoje pudéssemos ter tantas variedades.

Atualmente o tipo “margarida”, bastante comum no Brasil e na Europa; o “spider” com pétalas tipo alfinete e o “pom-pom” crespo e arredondado tem bastante destaque. Com relação ao tamanho, os crisântemos dividem-se entre, largos, médios e minis, dependendo da finalidade (corte ou vaso).

As cores podem ser as mais diversas possíveis, destacando-se: o branco, amarelo, vermelho, lilás, roxo e salmão.

Chrysanthemum

O crisântemo pode ser cultivado tanto em vaso quanto em canteiros. Recomendações a serem seguidas para que tenham sucesso no cultivo do crisântemo:
* Luminosidade – Manter a planta em local com luz indireta;
* Água – Colocar água a cada dois ou três dias, mantendo a terra sempre úmida, porém sem encharcar a planta. Evitar deixar água no pratinho. Não molhar flores e folhas;
* Adubo – Como existem vários destes produtos adube conforme instruções da embalagem do adubo que irá comprar.

Outro cuidado importante para manter os crisântemos bonitos é retirar folhas e flores murchas e secas.

crisantemos

O crisântemo é suscetível a algumas doenças (ferrugem, podridão das raízes e hastes, Botrytis, etc.) e a algumas pragas (mosca minadora, tripes, ácaros, etc.) o combate deve ser preventivo.
Atenção: seguir apenas uma dessas recomendações não garante plantas saudáveis. Dedique-se mais às plantas no seu dia-a-dia.

O crisântemo se desenvolve bem em períodos de dias curtos, florescendo naturalmente no inverno. Mas a produção durante o ano inteiro é possível quando o plantio é realizado em estufas dotadas de tecnologia para escurecimento artificial.

O crisântemo para fins comerciais é propagado exclusivamente de forma vegetativa. Empresas especializadas – com boas condições de fitossanidade, renovação constante de matrizes e frequente introdução de novas cultivares – produzem estacas de brotos terminais cultivados em dias longos.

Devem ser cultivados em solo fértil em regiões com clima de 18 a 25ºC e podem ser plantadas em vasos, canteiros ou jardins.

flores-ao-vento-gif7

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post