Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




violeta

Difícil encontrar alguma pessoa que diga não apreciar as violetas africanas uma planta mimosa que é a favorita das pessoas que querem ter dentro de casa flores bonitas e de fácil cultivo.

Como planta herbácea de raízes pequenas, ela não necessita de um vaso muito grande, mas que tenha a boca mais larga, para dar apoio a toda a roseta de folhas. É comercializada em vasos de plástico de tamanho pequeno que podem abrigá-la até um ano.

As violetas-africanas  florescem o ano inteiro e podem viver perfeitamente em interiores, assim como em jardins sombreados. Podemos encontrá-las em várias cores: violetas, rosas, azuis, vermelhas, brancas… e suas folhas e flores destacam por ter um toque aveludado.

Estas plantas dão um toque colorido ao nosso lar e são perfeitas com qualquer decoração.

Deve ter em conta que é uma flor original das zonas mais tropicais, por isso, as condições climáticas são a chave para que cresçam bem.

Seguindo essas orientações suas flores crescerão saudáveis, fortes e bonitas.
1 – A violeta é uma planta de interior e exterior por isso não é muito recomendável que os raios de sol incidam diretamente sobre ela; embora seja necessário que recebam alguma luz para que possam florescer fortes, caso contrário suas flores serão muito fracas.

_violeta_africana-11

É ideal tê-las em locais sombrios não frios, mas aquecidos e onde haja luz parcialmente. Lembre-se: o excesso de luz pode fazer com que a flor murche ou inclusive queime. Você notará isso se observar suas folhas com um tom amarelo.

2 – A irrigação deve ser realizada com água morna. Tente não molhá-las com água fria, pois poderiam sair manchas escuras em suas folhas. Na hora de regá-las, é muito importante não encharcar as plantas, pois apodreceriam e morreriam logo. No inverno não é necessário molhá-las com muita frequência, mas durante o verão aumentaremos as irrigações.

3 – Se sua planta está doente, utilize um pesticida orgânico para a terra de seu vaso. Borrife nas primeiras horas da manhã, mas não o faça nunca sobre as folhas ou as flores da violeta, pois poderia danificá-las ainda mais. Aplique o pesticida sobre a terra. Acabará com qualquer praga.

4 – Para limpar as folhas e flores das violetas africanas, você deverá usar um pincel ou pano suave para tirar o pó delas. Nunca limpe com água ou outros líquidos para evitar que elas peguem mofo.

5 – Quando começar a ver que as folhas estão grossas, você deverá transplantar sua violeta africana para um vaso maior.

violeta-87

6 – Periodicamente, uma ou duas vezes por mês, você deve fertilizar ou adubar estas plantas para que elas cresçam mais saudáveis e fortes.

7 – Se quiser ter mais plantas de violeta africana, além de usar sementes, você pode reproduzi-las com mudas.

Na época em que ficar somente vegetativa, isto é, não tiver flores, poderemos transplantá-la para um vaso maior de plástico ou cerâmica.

Nesta época também poderemos retirar folhas.  As folhas mais velhas são retiradas da porção basal para não prejudicar o visual da matriz.

O enraizamento das folhas novas
Preparação do substrato (solo) e o implante
*
Vamos fazer a preparação do substrato de enraizamento, neste caso perlita.
* Mas pode ser também areia de construção, vermiculita, casca de arroz ou pó de coco.
* Encharque abundantemente o substrato de enraizamento e deixar escorrer (deve ser um vaso com furos para drenagem).
* Deixar em local iluminado, mas sem sol direto, mantendo o substrato úmido.

mudadevioleta

* Coloque as folhas com ou sem pecíolo, enterrando no substrato.
* Tapar o vaso para preservar a umidade até se criar um novo enraizamento.
* Cobrir o vaso com as folhas com plástico transparente, para evitar a perda da umidade. Dentro em pouco, estará enraizada, começando a produzir uma roseta de folhas.
* Colocar em vaso com substrato preparado, regar e deixar em lugar bem iluminado, mas sem sol direto até desenvolver mais folhas, sinal que se sente bem neste vaso.

Cultive as suas violetas africanas, compre vasos com cores de flores diferentes, faça uma linda coleção.

Obs.: Observe que em cada período da vida de uma planta ela necessita de mais de um ou de outro nutriente do adubo NPK.

Nas embalagens desses adubos é possível verificar qual deles aparece em proporção maior e assim escolher o mais adequado.

pingosnas folhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post