Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Catharanthus roseus -12

A Vinca é uma planta rústica e pouco exigente nativa e endêmica de Madagáscar. Na natureza selvagem esta espécie se encontra em processo de extinção, isso por causa da destruição do habitat pela queima e a agricultura. Mesmo assim, está sendo cultivada em todos os lugares que apresentam um clima tropical e subtropical e está ocorrendo um processo de naturalização nesses novos lugares.

catharanthus_roseus1

Ela é uma planta muito conhecida em alguns países e é uma espécie muito bonita e que pode ser cultivada em qualquer jardim, e está entre as espécies de plantas que pertencem à família das Apocynaceae.

Recebe também diversas nomenclaturas populares como Boa-noite, Bom-dia, Maria-sem-vergonha, Vinca-de-gato, Vinca-de-Madagascar, entre outras.

É uma planta categorizada como uma flor anual e quando tem boas condições de cultivo, podem crescer até 0,5 m de altura. A Vinca é uma planta muito rústica e não exige nenhum cuidado muito especial.

Suas flores são bem simples, sempre nas cores branco e rosa (diversas tonalidades dessa cor) e à medida que vai chegando ao centro, essa cor vai escurecendo. É muito comum se encontrar essa planta, porque elas surgem comumente de forma espontânea nos jardins, precisando apenas que sementes sejam espalhadas pelo vento nesses ambientes.

Catharanthus_roseus_11

As pétalas dessas flores são bem finas, mas existe uma enorme variação onde elas se apresentam ou mais largas ou mais estreitas, essas espécies, não apresentam tanta rusticidade e poderão exigir um pouco mais da sua atenção e cuidado para/com elas. Quanto às folhas, elas já são bem ramificadas na base e tem um formato oval. A sua nervura central é bem clara e se destaca muito. Essa planta não apresenta nenhum tipo de frutificação.

Como cultivar
Saber como cultivar a Vinca é importante para mantê-la sempre bonita. O clima típico favorável para o cultivo dessa planta, por exemplo, é o equatorial, o subtropical e o tropical, mas caso não tenha como cultivar em alguma região com essas características de clima, com um pouco mais de atenção a Vinca pode ser plantada em qualquer lugar.

A planta tem um ciclo de vida perene, o que significa que o ciclo de florescimento dela é bem maior, podendo chegar até 2 anos. Devido a isso, flores da Vinca brotarão o ano inteiro nos jardins.

Catharanthus roseus

O cultivo deve ser feito a sol pleno, com o solo bem fertilizado e as regas sempre regulares para que a Vinca não murche. Existe um processo chamado beliscamento ou pinçamento. Ele se dá com a retirada das pontinhas das pétalas da flor. Isso, quando é feito na Vinca ainda em sua fase inicial, estimula a ramificação dessa espécie e você terá por consequência, mais flores.

O ideal é que a planta deve ser trocada, nos canteiros, a cada dois anos, porque com o tempo elas vão perdendo a beleza natural. A multiplicação da Vinca é feita por sementes ou então por mudas que vão se formando sempre próximo à planta mãe.

Casa-na-floresta_663

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Dayane Domnínguez da Silva 
    Monday, 27. March 2017

    Oi Sonya!!!

    Eu amo essas florzinhas, aqui perto de casa tem vários jardins lindos com elas, mas não entendo porque as minhas sempre morrem!!!
    Compro as mudinhas, planto direitinho, mas aí elas começam a ficar com o caule escurecido, preto, e morrem…
    Já coloquei no sol, na sombra, diminuí a rega, aumentei, nada dá certo…
    Será que vc pode me dar alguma dica, ou me apontar o que eu estou fazendo de errado?

    Obrigada!!!

Comente sobre o post