Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Clivia-miniata01

Nome Científico: Clivia miniata
Nome Popular: Clívia
Família: Amaryllidaceae
Ciclo de Vida: Perene

Originária da África do Sul, a Clívia é uma belíssima planta herbácea rizomatosa perene. Com folhas arqueadas, grossas, compridas e verdes, brotam firmeza unida na base e, em forma de leque. Muitas vezes ela é confundida com a açucena, dada a semelhança, no entanto suas flores são menores, mais numerosas e agrupadas em um bele e compacto buquê. Duram poucos dias, porém são continuamente substituídas por outras, que mantém a planta florida por várias semanas. Outra diferença, é que as flores da Clívia são vermelhas a alaranjadas (e raramente amarelas), com o centro amarelo, enquanto as açucenas já apresentam outras variedades de cores. Elas despontam no inicio da primavera, de uma haste foral espessa, de onde desabrocha um buquê em sua extremidade, com flores em formas de trompete. Na maioria das vezes seus rizomas são plantados em vasos e jardineiras, porém podemos formar maciços e bordaduras. É bastante exigente em fertilidade, irrigação e drenagem. Seu substrato deve conter boa quantidade de matéria orgânica. Multiplica-se por sementes e por divisão das touceiras após a floração.
A folhagem da Clívia também é bastante ornamental

Cuidados básicos

Luz - Alta intensidade de luz junto a janela de face leste e oeste

Água - Regue de 2 a 3 vezes por semana, sem encharcar. Em época de floração, mantenha o solo sempre umedecido.

SoloQuando plantar ou replantar sua Clívia utilize esta mistura:
2 partes de composto orgânico (folhas secas, gravetos);
1 parte de terra comum e 1 parte de areia grossa

Dicas
- Depois que as flores murcharem, corte a haste floral;
- Se a Clívia produzir muitas folhar e poucas flores, coloque-a em lugar mais iluminado;
- Uma vez ao mês, tire o pó das folhas;
- Em época de floração, adube com fertilizante líquido a cada 15 dias;
- Quando as flores já tiverem murchado, diminua as regras.

trio de florzinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Maria Tereza Claro 
    Friday, 6. January 2012

    Bom dia… Há muito tempo venho tentando descobrir o nome de uma planta que cuido com muito carinho. Hoje acessei o site de vocês e finalmente descobri: trata-se da Clívia… Obrigada pela informação…

Comente sobre o post