Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




celosia_cristata

Nome Científico: Celosia cristata
Nome Popular: Crista-de-galo, celósia
Família: Amaranthaceae
Origem: Asia tropical e África equatorial
Ciclo de Vida: Anual

A crista de galo é uma planta, herbácea, anual de verão, com variedades anãs e outras que podem atingir alturas de 60 a 70 cm de altura. São muito adequadas para a composição de bordaduras e grande maciços.
Possui caules longos, cilíndricos e de cor verde, muito ramificados.  Apresentam uma folhagem densa, sendo as suas folhas de cor verde médio, largas, alternadas, lanceoladas e com nervura bem marcada. As suas inflorescências são muito características, dobradas, em forma de crista, com uma textura suave e com várias cores desde o amarelo, rosa, laranja, até ao vermelho escuro. As suas flores depois de colhidas mantêm a sua cor por um longo período.
Diz-se ainda que tem o aspecto de cérebro. Além disso, podemos adquirir variedades nas cores amarela, vermelha, rosa, creme, roxa e branca.

Curiosidades: Cada planta é capaz de produzir milhares de sementes. É utilizada como verdura em vários países da Ásia, América do Sul e África.

Muito parecida com a crista-plumosa.  Seu crescimento deve ser nos meses quentes para que floresça adequadamente. O frio durante os primeiros meses após o plantio pode provocar a floração prematura e diminui o desempenho da planta. Tolerante ao frio subtropical e à meia-sombra. Multiplica-se por sementes.

Sementeira: Em local protegido na Primavera ou em estufa ou estufim no final do Inverno ou início da Primavera.

Transplantação: Quando oportuno e antes do inicio da floração.

Luz: Exposição ao sol durante meio dia ou mais.

Solos: As Celosias preferem solos ricos em húmus, bem drenados, frescos, neutros. Quando os terrenos não têm uma boa drenagem, os caules e as raízes apodrecem facilmente.

Temperatura: Não tolera temperaturas baixas. Prefere climas temperados a temperado-quente.

Rega: Abundante a cada 2-3 dias ou quando o terreno estiver seco. O ideal é manter o solo e o ambiente um pouco úmidos.

Adubação: Regular no período de floração com adubo indicado para plantas de flor.

Floração: Fim de Primavera / Verão até início do Outono. A floração inicia-se 10 o 12 semanas depois da sementeira.

Crescimento: Rápido

Pragas e doenças: Ácaros, oídeo, podridão radicular..

Dicas: Colher as flores secas para prolongar a floração. Despontar as plantas jovens para promover os rebentos laterais, logo, um maior número de flores.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Flavio Nogas 
    Monday, 17. January 2011

    Bom Dia,

    Ganhei uma Celósia de prente e replantei no jardim lá de casa. É um espaço pequeno porem em pouco tempo floreceu. A minha esposa sempre tirou as folhas secas, porém de uns tempos pra cá a planta está secando. É normal isso? Preciso podar? Como é feita a poda?

    Obrigado,

    Flavio

Comente sobre o post