Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Gynura_aurantiaca
Gênero botânico endêmico da Ásia, muitas vezes cultivada como uma planta da casa. Também é conhecida como Paixão-roxa devido suas folhas aveludadas e roxas. É uma planta pertencente à família Asteraceae.

É uma planta que conquistou muitos admiradores por sua beleza bem ornamental, composta por uma folhagem exuberante e muitas flores amarelas.

É uma bela espécie de delicadas folhas que vão do verde ao roxo, com aspecto aveludado ganharam o mundo, sendo muito cultivada em grandes varandas e ambientes interiores de boa iluminação.

São ainda elípticas a ovaladas, por vezes lobadas, brilhantes, com margens denteadas, suculentas e acuminadas. O veludo-roxo floresce geralmente após o primeiro ano de seu plantio, geralmente no verão, onde suas inflorescências do tipo capítulo surgem, pequenas, de cor amarelo ouro e malcheirosas.

gaura
Após a floração surgem os frutos, que são do tipo aquênio, com pelos brancos, à semelhança do dente-de-leão (Taraxacum officinale).

A bela planta se deixada crescer livremente, acaba por perder seu principal atrativo ornamental, ou seja, seu brilho arroxeado nas folhas, sendo necessário a poda regular para que permaneça com o porte controlado e viçoso. Para obter um efeito mais cheio e imponente mais rápido pode-se plantar de três a cinco mudas juntas no mesmo vaso.

Seu cultivo fica mais ornamental quando esta em vasos suspensos ou pendentes, mas também pode-se oferecer ao veludo-roxo, treliças delicadas, para que o seu caule volúvel suba.

No jardim, seu uso deve evidenciar sua bela cor e textura, criando contrastes interessantes, ou simplesmente somando com outras espécies também pilosas ou arroxeadas.

Deve ser cultivada sob meia sombra, em solo fértil, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado frequentemente. Resguarde a planta do sol forte do meio dia. Se as folhas se tornarem mais verdes do que lilases, procure colocar a planta em local mais iluminado.

gaura-roxa

Ao irrigar, evite molhar as folhas, o que pode provocar pontos marrons. Reduza as regas no inverno para evitar apodrecimento do sistema radicular. Efetue o beliscamento nas mudas novas e nas plantas em desenvolvimento, para estimular um crescimento mais denso e atraente.

Se não gostar das flores, ou do seu aroma, remova os botões por beliscamento também. Esse procedimento também ajuda a retardar o envelhecimento da planta.

Após a floração a planta tende a decair, por este motivo, aproveite as podas para propagar a planta e assim ter sempre novas mudas para reposição das plantas velhas.

Sua multiplicação é feita por estaquia de ramos e ponteiros.

f216b022

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post