Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Solidago_canadensis

Além de ser conhecida por tango, essa planta também é conhecida por vara-, por causa das florzinhas amarelas que surgem quando a espécie já não está em seu estágio mais jovem.

Da família Astaraceae, onde muitas flores e plantas decorativas estão incluídas  o tango está catalogado na categoria das plantas de ciclo perene.

A planta possui um crescimento bastante ligeiro, mas é considerada uma espécie de pequeno porte. Dependendo da sua variedade, pode atingir os 0,9 cm no máximo e 0,6 no mínimo. Algumas atingem uma altura intermediária de 1,2 m e outras podem chegar aos seus 1,8 m, o que ainda é considerado pouco em relação a outras espécies da sua categoria e família.

Os primeiros vestígios de tango encontrados no mundo foram registrados na América do Norte, onde uma combinação de climas ótimos para o seu desenvolvimento existem em diversos países do continente. Por isso, ela ainda é uma planta bastante cultivada por lá.

A espécie é considerada rizomatosa e é dita como uma bela herbácea. é pouco ramificada e por isso, possui pequeno porte, atingindo em torno de um metro de altura no máximo. Ela é muito cultivada aqui no Brasil por se adaptar bem ao clima tropical de diversas regiões do país.

É usada para compor diversos buquês e arranjos florais de diversos tipos e tamanhos, isso porque é muito usada como flor-de-corte. O tango possui números e pequeninas flores amarelas que vão se espalhando por toda a sua estrutura delicada assim que as mudas começam a crescer.

Solidago canadensis(1)

Por causa de suas inflorescências volumosas e que aparecem em grande número, os galhos começam a ter um aspecto dourado, reluzente e brilhante e é dai que surge a sua principal função decorativa. Conforme a planta vai crescendo, as flores se agrupam em diversos capítulos, se tornando bastante ramificadas ao longo de cada galho do tango.

As folhas da espécie também são bem pequenas, cobertas com um verde claro bastante brilhante e chamativo. Quando o sol bate em suas folhas, elas reluzem como ouro e dai o seu nome popular de vara-dourada.

A folhagem é do tipo afiada e longa, com um aspecto considerado bastante rústico. Elas possuem formato de lança. A espécie é dita como ereta e por isso é muito usado como uma planta de corte.

Mesmo assim  seu estilo campestre pode servir para a formação de belas bordaduras combinadas com outras espécies, além de poder ser cultivada em vasos, maciços e canteiros diversos, combinadas também com plantas de outras famílias e categorias.

Várias composições ornamentais podem ser feitas com o tango, desde que flores coloridas e outras plantas de tons fortes sejam mescladas junto à ela em algum canteiro ou vaso de planta.

Vale lembrar que ela fica muito bem com outras plantas de pequeno porte a sua volta. Evite cobri-la com espécie de grande porte para que o seu cultivo seja eficaz.

Solidago_canadensis_248

Cultivo
Primeiramente, para cultivar o tango da melhor maneira possível, faça um teste plantando algumas mudas em vasos pequenos. Ela não é uma espécie complexa de se cultivar, mas requer alguns cuidados muito especiais e que requerem um monitoramento bastante empenhado por parte do jardineiro.

Estas plantas adoram o sol pleno batendo sob as suas folhinhas tão pequenas. Elas podem ser plantadas em jardins bem amplos ou espaços protegidos  para que possa servir como uma planta ou flor de corte.

Ela precisa ser cultivada em solos muito úmidos  férteis e com muita matéria orgânica incluída em suas pequenas raízes. As terras devem ser completamente permeáveis para que o adubo possa tocar o seu caule especialmente a raiz.

Dessa forma, a planta irá crescer de forma eficaz e rápida, podendo desenvolver as suas flores douradas na época certa e sem maiores problemas. Por isso, as regas devem ser diárias e regulares, tomando bastante cuidado para não encharcar o solo onde a muda está plantada.

O tango não tolera geada, calor intenso ou qualquer tipo de situação extrema. Com isso, no período em que as chuvas estiverem mais fortes, diminua a quantidade de irrigação e as regas.

solidago-canadensis-tal

Multiplicação
A multiplicação do tango é bastante eficaz e muita das vezes é feita para preservar toda a estrutura da planta. Desse moda, a propagação pode ser feita através de sementes a famosa ou divisão das touceiras. Assim, a muda se torna bem mais resistente e têm todo o seu caule bem preservado.

A polinização das flores aqui não é um meio eficiente de propagação da espécie, até porque as flores amarelas do tango não atraem os insetos e muito menos agentes polinizadores como borboletas e abelhas. Mesmo assim, ela é uma planta bastante bonita e que enfeita jardins e quintais desde sempre.

Sua propagação se dá em diversas épocas do ano, incluindo primavera, outono, verão e até mesmo o inverno, mesmo em que pouco quantidade.

Casa-na-floresta_663

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post