Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Filodendro-cascata

O filodendro-cascata possui ainda mais dois nomes populares, que são: filodendro e filodendro-Brasil. A planta gosta dos climas Tropical, Subtropical e Equatorial e pertence a família Araceae.

O filodendro- cascata tem o ciclo de vida perene e gosta muito da meia sombra e da luz difusa, dispensando os raios de sol direto. É classificada como trepadeiras, folhagens e forrações à meia sombra, chegando as alturas médias que ficam entre 1,2 a 1,8 m ou 1,8 a 2,4 m.

Suas origens são na América do Norte, Central e do Sul e mais precisamente, no Brasil, Bolívia, Antilhas, Peru e México.

Características do Filodendro-cascata
Considerado uma planta herbácea e sendo tropical as suas folhas são de cores vivas e fazem um contraste interessante entre elas, o que dá um efeito incrível para a planta como um todo. O nome popular filodendro Brasil é justamente pelo jogo de cores das suas folhas, que chegam a ficar com um tom de verde amarelado, lembrando as cores da bandeira brasileira.

O formato das folhas do filodendro é cordiforme e ovadas, além disso, são acuminadas, coriáceas e normalmente, a folha é na sua totalidade verde escura, mas também a parte do centro voltada para o verde limão.

A parte das folhas cordiformes do filodendro cascata são as menores. E assim, como acontece com várias outras plantas, apresentam maturação da planta quando ocorre uma reversão da tonalidade e também variegação. Porém, para que a planta entre na maturação, que é lenta, ela deve estar exposta a um clima tropical úmido. Já as flores são classificadas como espádice, axilares e solitárias.

O filodendro cascata pode ser cultivado em cestas pendentes ou vasos e são muito usadas para decoração de interiores, desde que o lugar seja bem iluminado. Porém, para quem quer plantá-la fora de casa, ela pode ser cultivada em canteiros, sem nenhum problema, desde que fique a meia sombra.

Alguns paisagistas usam a planta em jardins como “adorno” de árvores frondosas. Elas tendem a ter os seus ramos fixos no tronco e vão subindo até chegar ao alto, em seguida, começam a “cair” e fazem novas raízes. Por essa característica é possível usá-la como trepadeira, porém, não tem como utilizar a filodendro cascata para cobrir caramanchões ou pérgolas, pois crescem de forma esparsa.

Philodendron

Sobre o crescimento do Filodendro-cascata
Quando você cultiva uma filodendro cascata não pense que não dê certo porque ela está crescendo devagar. No início é assim mesmo, ela vai crescendo lentamente, porém, cada verão que chegar ela dará uma “esticada” de do primeiro em diante, o processo será mais rápido.

As pessoas que não têm muito tempo para dedicar-se aos cuidados com as plantas, a filodendro cascata pode ser uma ótima solução, uma vez que exige baixa manutenção. Basicamente é necessário fazer a fertilização a cada semestre, conduzir os primeiros ramos e usar um bom adubo, que seja orgânico.

A cada 15 dias é aconselhável usar fertilizantes foliares, que são próprios para esse tipo de planta e que garantem que as folhas fiquem bonitas, além de estimular o crescimento.

Cultivo do Filodendro-cascata
* A filodendro cascata deve ser cultivada em duas situações no que se refere a claridade: luz difusa ou solo fértil.
* O solo onde ela será cultivada deve ser enriquecido primeiramente com matéria orgânica.
* É importante que a irrigação aconteça com frequência.
* Caso a filodendro cascata seja cultivada como trepadeira escolha para ela um suporte que além de fixo seja poroso. É uma forma de garantir que ela irá não só subir, mas que conseguirá ficar bem fixa.
* O ideal é usar troncos naturais não importa se são mortos ou vivos, assim como paredes que não possuam acabamento, outras superfícies como rochas porosas são bons lugares para usá-la como trepadeira.
* A planta gosta da umidade tropical e de calor e não suporta geadas e nem ventos fortes.

Philodendrom hederaceum_2

Filodendro-cascata: Como usá-lo como trepadeira
* Coloque um tutor dentro do vaso com a terra logo assim que perceber que a planta começou a se desenvolver.
* Utilize um fio de ráfia ou de nylon para auxiliar que a planta cresça emitindo raízes aéreas.
* Enrole o tutor com uma camada de musgo que tenha de espessura pelo menos 5.
* Todos os dias, uma única vez, coloque água com um pulverizador no musgo.

Propagação da planta
* Para fazer a propagação da filodendro-cascata espere chegar o início da Primavera e corte estacas do caule.
* Cada uma delas tem que ter a medida entre 7,5 a 10 cm e o corte deve ser feito abaixo de um nó.
* As folhas que ficarem sob o corte devem ser retiradas e cada uma das estacas deve ser colocada no vaso.
* Encha com um substrato que tenha uma parte de turfa umedecida com uma de perlite, a opção para ela é a areia grossa.
* Pegue um saco de plástico limpo e coloque em cima do vaso, mas não sobre a planta, use uns paus para afastá-lo.
* Se foi feito tudo como se deve, em 3 ou 4 semanas as raízes começam a se formar. É hora então de retirá-las.
* Retire o saco plástico e faça rega, com pouca água e a cada mês use adubo líquido até completar 3 meses de cultivo.
* Passado esse tempo é possível tirar da estaca e plantar no vaso definitivo.

Philodendrom hederaceum

Da estaca para o vaso: Como fazer
* A planta deve ser transferida para um vaso no qual as raízes tenham espaço.
* No vaso também deverá ser usado a mistura de terriço ou turfa grossa com terra.
* Basta plantá-la normalmente.
* Observe que a rega deve ser para deixar a terra umedecida. Quando a água sai pelos buracos do vaso é hora de parar. Só regue de novo caso observe que a terra secou.
* O repouso da filodendro cascata é durante o Inverno.
* Coloque a planta sob o sol direto, mas controle para não ficar muito tempo.
* O filodendro cascata é um tipo de planta que não vive por muito tempo sob uma temperatura de 13ºC.

caminho com chuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post