Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




clorofito

O clorofito é uma planta herbácea pequena, nativa da África do Sul, mas muito comum no Brasil, e pertence à família das Agavaceae. Por aqui, ela também é conhecida como gravatinha e paulistinha. Essa planta pode permanecer sem luz solar durante um longo período de tempo, e também pode ser utilizada tanto em ambientes externos como internos.

É considerada também, uma planta de porte pequeno já que sua altura não ultrapassa a 1 m em casos especiais, mas no habitual, ela mede 30 cm, sendo assim, muito parecida com uma grama..

Não existe dificuldade em cultivar a clorofito, já que a planta é perene e pode ser plantada tanto sob o sol pleno como a meia sombra que se desenvolve perfeitamente. Você vai encontrar a clorofito em diversas outras regiões diferentes da África e pelo mundo inteiro.

Quanto a sua formação, a planta apresenta folhas curtas, com um verde muito brilhante e típico de plantas. Algumas espécies de clorofito mostram-se em cores diferentes com algumas listras brancas ou amarelas localizadas nas extremidades ou no centro de cada folha. Ela também apresenta flores, que geralmente florescem no verão e são bem bonitas, na cor branca e igualmente pequena, como a planta.

Chlorophytum_comosum0

Cultivo
De fácil cultivo, o que torna o seu plantio muito comum em vasos e jardineiras. Ela pode ser cultivada tanto em jardins abertos quanto em locais fechados. Nesses últimos não exige condições especiais de tratamento suportando inclusive, locais com resfriamento de ar condicionado, o que não é muito comum até em plantas de interiores.  De certa forma é uma planta bem resistente às condições de temperatura, mas ao mesmo tempo é frágil quanto à outras condições como pisoteio.

Para cultivar o clorofito o solo deve ser preparado, deixando-o bem fértil, leve e muito rico de matéria orgânica. As regas devem ser regulares, mas deve-se evitar que a planta fique muito encharcada, principalmente na areia, pois isso pode ajudar na proliferação de fungos e doenças comuns em plantas. Além desse fator, a raiz dessa planta consegue reter uma boa quantidade de líquido então você não precisa exagerar quanto às regas para não matar a sua planta.

Clorofito-chlorophytum-comosum

Reprodução
O clorofito reproduz-se apenas através de touceiras ou por muda. A muda pode ser comprada em qualquer loja de jardinagem e implantar em canteiros que ela cresce perfeitamente, já as touceiras podem ser retiradas a partir da planta-mãe quando esta já tiver com a raiz toda formada.

Curiosidades
Assim como todas as plantas, a clorofito apresenta algumas curiosidades que é bom conhecermos para ajudar na hora de cultivar.
* Elas são plantas de forrações. Elas devem, no entanto, serem cultivadas com esse intuito. Se quiser manter o clorofito no jardim, é bom cultivar em locais de pouca circulação, porque ela é muito frágil e não suporta pisoteio. Se não tiver um ambiente assim, cultive essa planta em vasos suspensos que elas ficam muito bem na decoração.

* O clorofito está entre as 10 plantas mais fáceis de cuidar do mundo.

* Não regue antes de conferir se a terra da planta está totalmente seca. Não deixe secar demais, mas evite que ela fique encharcada ou receba uma nova rega ainda com a areia úmida. Para certificar, basta inserir o dedo indicador alguns centímetros na terra e sentir se está muito úmida ou já está seca. O tempo de adubação ideal para essa planta é de 2 em 2 semanas.

clorofitopendente
* Atente-se sempre sobre as pragas. A mais comum para o clorofito são as cochonilhas e se você não conhecer a sua planta, dificilmente será detectada no início e quando perceber, a planta estará toda infestada. Para tratar dessa doença, é necessário pulverizar bem todas as folhas, uma a uma, até mesmo as que não forem constatadas estarem doentes até que o problema desapareça por completo.

* Quando cultivadas em vasos, podemos acabar com as raízes saindo pelas extremidades. Nesse caso, o indicado é que seja trocado o vaso sempre que isso acontecer e podem ter certeza que irá acontecer porque as raízes do clorofito crescem em uma velocidade maior do que a planta.

Mudas de clorofito são encontradas facilmente no mercado ou então através de lojas pela internet.

Quando suspensa em vasos, a planta tem um visual muito bonito e quando bem tratada pode descer até o chão, pois suas inflorescências que dão origem a pequenas e novas plantas podem, consequentemente crescer em cascatas com pequenos tufos de plantas.

clorofito_1

Quando plantada no chão, fica muito bonita em bordaduras de outras plantas ou mesmo em árvores, mas tem que se ter maior cuidado com o crescimento da mesma, cortando todos os rebentos que ao tocarem no solo se transformam em novas plantas, para que não perca a forma original dada por nós.

É ideal para  para cestas suspensas, interiores, mas também bordaduras e floreiras.

Mudas de clorofito são encontradas facilmente no mercado ou então através de lojas pela internet.
Importante: Se ingerida é venenosa, não causando a morte, mas vômitos e perda de apetite (anorexia)

entardecer

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post