Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




impatiens balsamina

A planta beijo-de-frade é conhecida pela sua aparência delicada e frágil, sendo excelente para decorar jardins. Também é conhecida popular de Balsamina, Bálsamo-de-jardim, Papagaios, Maravilha, Maria-sem-vergonha, Não-me-toques, Suspiros e Melindres.

É uma planta pertencente à família Balsaminaceae, com origem asiática. Se adapta com maior facilidade às regiões que possuem clima Continental, Mediterrâneo, Equatorial, Subtropical, Tropical e Oceânico. Se a planta for cultivado do modo correto pode atingir de 40 a 60 cm de altura.

A espécie possui folhas lanceoladas e serreadas, flores vermelhas, róseas, brancas ou variegadas, por vezes dobradas, e fruto capsular explosivo (elatério).

Florescimento da beijo-de-frade
As flores possuem um ciclo anual, ou seja, elas florescem uma vez por ano, mais especificamente durante a primavera. Sendo assim, para que a floração ocorra na época certa é indicado fazer o plantio no início do outono, assim a planta fica livre do calor excessivo do verão.

Impatiens balsamina

Cultivo
A planta deve ser colocada em um local em que tenha luminosidade plena, mas que o calor não seja excessivo. Além disso, o solo tem que ser bem drenável, ou seja, absorver a água, evitando que ela apodreça a raiz.

Quanto à irrigação, deve ser molhada 2 vezes por semana, mas com cautela para não encharcar a terra. Também é recomendado revirar o solo e adicionar insumos naturais para renovar os seus nutrientes.

A beijo-de-frade não é apenas decorativa, ela também desempenha um papel medicinal, pois as suas flores, folhas e caule possuem catártico, que podem ser usados para curar infecções na pele, queimaduras, disfagia e dores articulares.

Impatiens balsamina

Multiplicação
A planta possui sementes marrons, em formato de cápsulas, que podem ser plantadas diretamente no solo, em cestas de jardim ou até mesmo em vasos com, pelo menos, 15 cm de profundidade, uma vez que é necessário ter espaço para que elas cresçam.

Para quem pretende ter um jardim cheio de flores, a beijo-de-frade é uma excelente escolha, já que se reproduz muito facilmente. Também se pode plantar em vasos, contudo é preciso ter algum cuidado para não nascerem a mais.

gif20lua345

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Eu gostei de mais das informações foram úteis.Eu tenho algumas plantas que foi mencionada agora eu sei até como cuidar mais ainda.Amei de verdade

Comente sobre o post