Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ageratum

O agerato é uma planta herbácea, ereta, ramificada, de florescimento vistoso, ideal para a formação de maciços e bordaduras, em diferentes tipos de clima. Pertence à família Asteraceae e origina-se da América Central, América do Norte e México.

Seu porte é pequeno, geralmente entre 20 e 30 cm de altura. No paisagismo, o agerato tem lugar na formação de densos maciços ou bordaduras demarcando caminhos e canteiros. Seus tons violáceos harmonizam de forma delicada com a cor rosa e são complementares ao amarelo.

Também pode ser plantada em vasos e jardineiras, ornamentando varandas e pátios ensolarados. Exige pouca manutenção e apresenta propriedades medicinais, mas seu uso deve ser moderado e conduzido por médico, pois trata-se de uma planta tóxica ao fígado se consumida em excesso.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera geadas ou encharcamento.

Em climas quentes, deve ser conduzido sob meia-sombra, ou ao menos protegido do sol forte do meio-dia. Nos climas mais frios ou amenos, o cultivo deve ser sob sol pleno, para um intenso florescimento.

A remoção das flores murchas, assim como a fertilização mensal, estimulam florações sucessivas no agerato. Multiplica-se por sementes postas a germinar no inverno, em ambiente protegido do frio intenso ou geadas.

Ela gosta dos climas: temperado, tropical, mediterrâneo, subtropical, continental e equatorial.

O agerato se apresenta ereto, com ramificações, e proporciona para os olhos de quem ama plantas e natureza, um anual florescimento muito vistoso. As inflorescências surgem na primavera e permanecem até o final do outono.

Elas são do tipo capítulo, compostas por numerosas flores felpudas, em diferentes tons de azul e lilás, mas que também podem ser róseas ou brancas, de acordo com a espécie da planta.

Apesar de se tratar de uma planta de porte pequeno, ela tem um ponto ao seu favor, que a faz tão vistosa, a folhagem que é densa. As folhas se apresentam na forma oval, cordiformes e opostas.

Outro diferencial que a torna ainda mais linda é o verde-brilhante das folhas. Quando é primavera, a parecem as inflorescências, que permanecem até o final do outono.

Ageratum_conyzoides_1

O uso no paisagismo
O agerato é muito usado no paisagismo e não precisa nem dizer por que, já que ficou claro a beleza dessa planta. Normalmente, são feitos densos maciços ou bordas com ele, em canteiros ou até mesmo para criar caminhos no jardim. Devido a sua cor violáceas, são usadas para completar a decoração quando as outras plantas são amarelas ou rosas.

Porém, não é só no jardim que o agerato é usado pelos paisagistas, a planta também enfeita jardineiras e vasos. São usados, sempre na parte externa da casa, como nas varandas, por exemplo, ou em outros lugares que recebam a luz solar em abundância.

O cultivo do agerato
O cultivo dessa planta deverá ser feito em solo fértil, misturado com uma boa parte de matéria orgânica, uma terra fofa e bem drenada, e claro, que seja um lugar que recebe muito a luz solar.

Ageratum_houstonianum0

Como plantar
* Preparando o canteiro: retire todas as plantas fenecidas e as ervas daninhas.
* Adube a terra com material animal de aves ou de gado (bem curtido), coloque também adubo orgânico e adubo granulado (use a formulação NPK 4-14-8), a quantidade ideal é de 100 gramas por cada metro quadrado do terreno que será usado para o plantio.
* Normalmente, você encontra as mudas vendidas em grupos de 15 unidades. Se for essa a quantidade ou um pouco menor, faça o plantio observando o seguinte espaço entre cada uma delas: 20 cm no mínimo e 40 cm no máximo.
* Tenha atenção quando for retirar a planta da embalagem que veio da floricultura. É muito comum, que sem querer, as pessoas danifiquem as raízes. Isso não pode acontecer de jeito nenhum.
* A cova deverá ser aberta do tamanho do torrão e depois colocada com cuidado cada uma das mudas. A terra para fechar a cova deve ser colocada com as mãos e levemente aperte para fixá-la em volta da planta.
* Para quem está plantando o agerato para fazer uma borda, teve lembrar de colocar atrás delas, plantas que cresçam mais, que sejam mais altas.
* Uma vez plantada, não esqueça de regar todos os dias, durante a primeira semana, com exceção, nos dias de chuva.  Passado esse período, faça um dia sim e um dia não e fique de olho nos dias mais quentes.
* A época ideal para plantar o agerato é em meados de inverno ou no final da estação fria.
* O agerato não suportará se ficar em um solo que venha a encharcar, assim como não suporta geadas.
* Para manter a planta sempre bonita é necessário retirar sempre as flores murchas.
* Não esqueça de fazer a fertilização uma vez por mês, para estimular a floração.

ageratum_mexicanum2

Propagação do agerato
O agerato se propaga no início do outono e para que ele seja cultivado em vasos é aconselhável fazer uma mistura, em partes iguais, de areia e terra. Ele poderá ser plantado em vasos plásticos, mas se você preferir usar um recipiente reciclável, não tem problema, de balde velho a caixotes de madeira, tudo pode servir para receber a planta.

Na hora de regar o agerato no vaso, tenha atenção para jogar pouca água, nada de jato grosso. Se você preferir usar sementes e não mudas, cuidado para não colocar várias, uma sobre a outra, o ideal é de 4 a 5 em cada um dos buracos. Depois tampe com um plástico e espere ter pelo menos 6 folhas para colocar em um lugar maior ou transferir as mudas para saquinhos.

farol

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post