Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Lobelia

A planta rasteira conhecida como lobélia-azul se destaca por ser bastante florífera. Uma planta que se mostra bastante ramificada e cujo formato é arredondado com porte baixo tendo em torno de 20 cm de altura. Possui folhas alternadas e glabras que tem forma oval e suas margens tem aspecto denteado.

As folhas dessa planta podem ser bem verdes ou num tom bronzeado. As suas flores tem forma de tubo e aparecem durante a primavera e o verão. Com um aspecto assimétrico as flores da lobélia-azul são bem diferentes.

Observando as pétalas dessas flores percebemos que as superiores são eretas e pequenas e as pétalas inferiores são grandes e bem unidas o que cria um local que funciona quase como uma pista de pouso para que os insetos polinizadores possam realizar o seu trabalho.

As flores da lobélia-azul variam do tom branco ao azul bem escuro, em geral o centro é amarelo ou branco. O seu fruto consiste numa cápsula pequena que tem entre 5 e 8 mm, possui muitas sementes. Hoje em dia tem diversas variedades de plantas como a Alba que tem flores brancas, a Blue Moon que tem flores azuis, Grandiflora que tem folhas grandes entre outras.

Uma planta que possui uma beleza exótica e que é muito empregada no paisagismo porque o seu tom azul é bastante calmante. Bastante indicada para formar bordaduras ou ainda densos maciços da mesma forma que ocorre quando usada com outros tipos de forrações e floríferas que tem porte pequeno para fazer composições mais criativas.

Algumas versões pendentes são mais indicadas para cestas assim como para ser usadas em muros ou mesmo em vasos suspensos para dar mais destaque as suas flores. Contudo, é importante ter cuidado já que se trata de uma planta tóxica.

Lobelia_erinus

Cultivo
O cultivo da lobélia-azul deve ser feito num local que esteja a sol pleno ou a meia sombra. Além disso, é necessário usar substrato fértil e drenável que tenha sido enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve ser feita com regularidade, observe que depois que a floração acontece é necessário fazer a poda para remover as flores mortas para que possam nascer novas flores.

A lobélia-azul é uma planta que prefere um clima mais ameno e consegue se adaptar bem em diversas regiões de maneira a ter um comportamento interessante em climas temperados e até mesmo em climas subtropicais. Uma planta bienal que pode ser cultivada em climas tropicais a equatoriais.

A sua multiplicação é feita por meio de sementes que conseguem germinar com certa rapidez. A floração da lobélia-azul leva cerca de quatro meses para aparecer depois do plantio, a seguir vamos ensinar a como plantar as sementes dessa planta.

lobeliaerinus

A lobélia-azul consiste numa planta do tipo perene que tem flores que se destacam bastante pelo fato de serem azuis. Com sua beleza ela atrai pássaros como beija-flores. Trata-se de uma planta que se desenvolve em solos úmidos e que tem preferência por climas temperados.

Uma planta perfeita para quem gosta de cultivar com simplicidade e gosta de ver a germinação acontecer de maneira mais rápida. Uma planta bastante interessante que tem um visual exuberante e que conquista num primeiro olhar. A lobélia-azul é uma das plantas com flores mais bonitas que você pode fazer o cultivo.

Para fazer uma bela composição no seu jardim essa planta pode ser exatamente o que estava faltando. Conheça mais sobre ela e comece a fazer o cultivo das sementes para daqui a algum tempo ter lindas flores azuis para observar.

São flores muito lindas e que tem uma disposição de pétalas que a diferenciam da maioria das plantas, dando a elas uma característica muito especial. As lobélias podem se apresentar nas cores branca e azul, sendo que a preferência geral fica com as azuis, especialmente para serem usadas em jardins onde se destacam em meio a outros tipos de flores e plantas.

A preferência pelas lobélias-azuis se deve ao fato de que as flores dessa cor apelam a calma e tranquilidade, além de não serem muito comuns formando um belo colorido em um canteiro misto.

Quem tem essa planta em casa deve ter bastante cuidado no manuseio ao tratar dela, já que apesar de toda a beleza ela é um tanto tóxica. Os cuidados devem se estender a toda a família, especialmente quando existem crianças em casa.

Apesar de serem mais usadas nos jardins, as lobélias também podem ser plantadas em vasos e se adaptam bem dentro de casa, onde os cuidados devem ser redobrados.

janel3

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post