Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ViolaOdorataNew1

Planta herbácea perene, pertencente à família Violaceae com origem na Europa, Ásia e disseminada pelas Américas e Austrália.

A violeta-selvagem é uma planta silvestre maravilhosa e muito fácil de cultivar. É uma planta que perfuma um jardim e pode ser usada para fins culinários ou decorativos, bem como para perfumar.

Depois de plantada, ela é perene, espalhando-se por meio de ramos que atingem de 20 cm a 30 cm de altura. Ela forma um tapete que compõe uma boa cobertura de solo livre de ervas daninhas. As folhas comestíveis podem ser colhidas durante o ano inteiro, e as flores comestíveis são produzidas no final do inverno e no início da primavera.

É também conhecida popularmente como Violeta-verdadeira, Violeta-de-cheiro, Violeta-perfumada, Violeta-de-florista e Violeta-inglesa.

Como reconhecer a violeta selvagem:
As flores da violeta-selvagem são delicadas, nas cores violeta escuro ou brancas, perfumadas, em pedúnculo floral fino e flexível, ficando na grande maioria das vezes escondidas pela folhagem. Suas folhas são em forma de coração, arredondadas e com pecíolo fino, saindo diretamente do estolão.

São plantas hermafroditas, isto é, possuem as partes masculinas e femininas na mesma flor, polinizadas por abelhas, principalmente.

O florescimento ocorre na primavera e podemos colher suas sementes no verão. Pode ser cultivada em qualquer lugar de clima ameno a frio.

viola odorata
Como plantar
A violeta precisa ser cultivada à meia sombra, mas ela é bastante tolerante desde que não resseque. Ela precisa ser protegida do sol quente da tarde em climas quentes, mas, se você vive em clima ameno, pode cultivá-la ao sol. Se desenvolve bem melhor sob árvores e arbustos.

O pH do solo deve estar em torno de 6 a 7,5; adicione cal para reduzir a acidez do solo. O solo deve ser bem drenado. Enriqueça-o com adubo e/ou composto bem deteriorado. Se o solo for argiloso, adicione muito cascalho, adubo e restos de vegetais decompostos; solo leve e com cascalho deve ser melhorado pela adição de uma boa quantidade de esterco de vaca e argila misturados.

Se cultivada ao ar livre, a violeta prefere um solo moderadamente rico. Também pode ser cultivada em vasos pequenos ou jardineiras, sozinhas ou em consorciação com outras plantas.

Preparar o canteiro com composto o quanto seja necessário e adubo de aves, cerca de 150 gramas /m2, misturando bem.

Plantar as mudas com espaçamento de 20 cm entre plantas e entre linhas, desencontrando-as.

Abrir a cova no tamanho do torrão, colocar a muda e aconchegar a terra ao seu redor, apertando de leve para fixar. Após o plantio, regar bem.

viola_odorata2
Uso decorativo e paisagismo
A planta é excelente para bordadura de canteiros ou como cobertura vegetal  para áreas de meia sombra sob árvores. É bom levar em conta que a planta é sensível a pisoteios.

Usar elementos decorativos para pisar, como madeira de dormentes, bolachas de troncos cortadas ou pedras decorativas. Também pode ser cultivada em vasos em interiores bem iluminados.

Propagação e mudas da violeta
Para fazer a propagação da violeta, basta abrir um pouco o solo do canteiro, descobrindo os estolões, retirar pedaços que estejam enraizados e com pelo menos duas folhas, plantando em recipientes preparados com mistura semelhante à indicada para os canteiros. Conservar em cultivo protegido longe do sol até observar o início de seu crescimento.

Se você já tiver violetas desenvolvidas ou conhecer alguém que as tenha, use-as para propagação. Basta partir uma pequena seção que tenha raízes, colocá-la em um vaso por algumas semanas até que ela se estabeleça e depois plantá-la. A melhor época para a propagação é a primavera ou o outono, mas você descobrirá que qualquer época é boa para a reprodução.

Viola_odorata-

Propague a violeta a cada 2 anos, assim que tiver um jardim de violetas estabelecidas, para obter os melhores resultados no cultivo. Se você tiver sementes, é melhor plantá-las no outono em clima frio.

A semente requer um período de estratificação frio e a germinação de sementes armazenadas pode ser incerta. Insira as sementes em vasos individuais quando estiverem grandes o bastante para serem manuseadas e plante-as no verão.

flor 43 3333

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Eurídice Sacramento Mariani 
    Friday, 6. March 2020

    Adorei o post. Tenho uma violeta mamãe com inúmeras filhotinhas, agora em vasos separados. Vou poder cuidar melhor delas agora. Fiquei impressionada com a placa de raiz formada pela planta-mãe. Obrigada!

Comente sobre o post