Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




torenia

As Torênias são plantas coloridas e são muito utilizadas para enfeitar o visual de jardins, deixando-os muito mais alegres. É conhecida popularmente como Amor-perfeito. Suas flores aparecem quase o ano todo, além disso, suas coloridas pétalas costumam surgir nesta época do ano.

A planta está inserida na categoria de flores anuais, o que ajuda a identificar algumas de suas funções e características gerais. A planta se encontra em tal categoria por renovar o seu ciclo de florescimento e crescimento ano após ano, quando cultivada de forma correta, respeitando as regras para tal.

Climas para cultivo
Os climas ideais para o cultivo desta espécie foram determinadas pela sua origem, que provém dos países asiáticos, Chiba e Japão, onde foram encontrados os seus primeiros vestígios de existência.

Ela costuma ser muito cultivada no Brasil e em diversos locais da América do Sul, dentro de jardins decorativos, sejam eles públicos ou privados.

A espécie é considerada uma planta de pequeno porte e que pode alcançar alturas mínima de 0,3 m ou até menos, podendo atingir tamanhos de apenas 0,1 m. Para que a planta cresça de forma correta, enaltecendo as suas características, é preciso optar por sol pleno ou meia sombra nos locais de plantio. Vale lembrar que as Torênias possuem ciclo de vida anual, se renovando a cada ano.

A planta em questão é uma verdadeira herbácea, muito comum no verão, tendo um ciclo de vida meramente anual. Tais espécies se assemelham bastante as dedaleiras e as bocas-de-leão, também presentes em sua categoria e família.

Sua ramagem costuma ser bastante ramificada, além de muito compacta, o que facilita a hora da sua propagação correta. Essas características acabam dando aos amores perfeitos de verão um aspecto mais arredondado, muito importante ara o paisagismo, fazendo com que ela possa ser cultivada em áreas pequenas ou grandes.

torenia2

Suas folhas costumam ser opostas, de tamanho pequeno, simétricas e glabras, possuindo margens serrilhadas. Sua coloração é de um verde brilhante, bastante chamativo, ainda que contribua de forma secundária para os mais variados tipos de ornamentação.

As flores crescem de forma volumosa, em grandes quantidades, sendo auxiliares e terminais. Costumam possuir uma beleza única, sendo aveludadas ao toque, em formato de trompete com a colora azul e a garganta com mesclas de branco e amarelo.

Suas pétalas são pequenas e a coloração das pétalas pode variar conforme a espécie ou as maneiras de se cultivar a planta. O crescimento dessas belas flores se estende desde a primavera até o verão, onde estabilizam.

Variedades
Atualmente, descobriu-se muitas variedades da espécie e que podem se diferencias por características visíveis. As folhas podem diferir em tamanho, tons de verde e até mesmo na simetria das mesmas.

Já as flores podem ser reconhecidas pela sua coloração diversificada. Algumas plantas podem ser pendentes e outras mais densas, também servindo como forma de identificação das variantes.

As cores que podem ser incluídas para identificar as diferentes variações da espécie, bem como seu porte são as seguintes: Azul, Branca, Rosa, Amarela, Roxa, Violeta e Vermelha

Uso no paisagismo
Para o paisagismo, a espécie pode ter várias utilidades. Ela pode formar bonitas bordaduras e maciços, por exemplo. Além disso, as Torênias também podem ser plantadas em vasos pequenos ou até mesmo grandes, apesar do seu pequeno porte.

As planta podem ser cultivadas em belas jardineiras, onde as variedades pendentes ficam excelentes em cesta suspensas, dando um toque refinado a qualquer decoração de interior e exterior.

Toreniafournieri

Como plantar
Antes mesmo de começar a cultivar a espécie, é preciso conhecer a sua variação, já que as maneiras de cultivo podem acabam se diversificando também. Por isso, sigas as regras básicas a seguir para não fazer feio na hora de plantar a Torênia.
1. Preste atenção ao solo de cultivo: Ele deve ser bastante adubado, utilizando muita matéria orgânica para a fertilização do mesmo. Além disso, ele deve ser humoso, bem drenável e irrigado de maneira regular;

2. Para realizar o adensamento da espécie, é preciso fazer o que os especialistas chamam de beliscamento na ponta dos ramos, já que a espécie é um tanto quanto ramificada. Isso facilita a multiplicação da mesma;

3. Fertilize a sua planta na primavera e no verão. Esse hábito deve ser constante, além de muito importante para o bom florescimento da espécie nessas épocas de pico. Vale lembrar que este processo deve ser feito semanalmente para estimular o seu desenvolvimento;

4. A espécie aprecia mais o clima ameno, sem muitas variações bruscas de temperatura, sendo muito cultivadas no sul do Brasil, nas regiões serranas. Por isso, antes de plantar, preste atenção nos climas ideais para cultivo;

5. Prepare bem o canteiro de cultivo. Use bastante adubo animal de curral bem curtido, incorporando à terra do canteiro para fazer a mistura. Adicione também um pouco de composto orgânico de folhas ou adubo organo-mineral, o que se torna bastante completo para a nutrição do primeiro período de desenvolvimento da muda.
Não esqueça de nivelar e plantar as mudas de Torênias logo em seguida, abrindo um buraco no solo maior do que o torrão da mesma. Aperte de leve a terra ao redor para finalizar.

Propagação
A propagação da torênia é feita através de sementeiras onde será necessário apenas preparar o local com terra de cultivo ou então com composto orgânico e misturar com areia para deixar o substrato bem úmido.

Antes de plantar as sementes de torênia deverão ser guardadas por 1 semana, na geladeira. Dessa forma a germinação vai ser melhorada e a planta vai ser bem mais saudável.

Quando semear essas sementes, a sementeira deverá ser regada e coberta  com plástico até a próxima rega. Quando a planta tiver 6 folhinhas nascidas, as mudinhas deverão ser transplantadas para pequenos sacos, assim terá uma muda saudável.

Depois de crescidas, as flores da torênias duram até três meses em média, logo após a primeira floração e mantêm-se resistentes ao sol e também às chuvas de verão.

Esta não é uma planta que exige muitos cuidados quanto ao seu cultivo, mas ela vai exigir uma boa fertilização para que cresça bem. A reposição dos fertilizantes deve ser feita a cada três meses para que a planta termine seu ciclo bem formada.

Para isso você pode misturar o adubo orgânico, com esterco curtido, adicionando um pouco de fertilizante químico do tipo NPK  e com formulação a 4-14-8 de preferência. O pH do substrato onde será cultivada a sua torênia deve ter uma acidez leve e não ultrapassar a marca de 6.

LANDSCAPE2708A35

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post