Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Agave-angustifolia-marginat-10

Trata-se de uma planta pertencente à família Agavaceae, originária do América do Norte, América Central e México. É também conhecida como Agave e Agave-da-borda-amarela.

As principais características da Piteira-do-caribe é que se trata de uma planta de caule curto, com folhas longas, sendo que estas também podem ser estreitas e com pequenos espinhos, que ficam localizados nas margens, e podem terminar na ponta de suas folhas, o que acaba por ter um formato de roseta grande, podendo esta chegar a aproximadamente 1 ou 2 m de altura.

Após alguns estudos e observação, percebeu-se que a planta após algum tempo pode formar uma inflorescência ereta e ainda pode ter algumas ramificações que são chamadas de mudas, e esta forma ainda pode chegar a atingir cerca de 2 ou até mesmo 3 m de altura.

É uma planta bastante utilizada em grupos, ou até mesmo como uma planta isolada, sendo assim como fileiras também pode ser considerada como uma forma de sua utilização.

O seu plantio acaba por ser evitado onde seja uma área de muita movimentação, para que assim se possa evitar a realização de movimentos, lembrando que esta possui diversos espinhos pequenos. A sua multiplicação é dada pelos bulbilhos que acabam por se formar logo após o crescimento de sua inflorescência.

Piteira-do-caribe-Agave-angustifolia-

A planta geralmente é utilizada como adorno, ou seja, como uma espécie de decoração, porém, como citado anteriormente, é necessário que se siga alguns cuidados para que ela possa crescer de forma bonita e também que fique bastante elegante.

Como mencionado anteriormente, a Piteira-do-caribe é uma planta que cresce em um ambiente com bastante espaço e ensolarado. Isso acontece justamente pelo fato de ela necessitar de bastante luz, assim como também para que possa de certa forma esparramar as suas raízes  para que desta forma tenha como desenvolver as suas “folhas”.

É uma planta bastante alongada, se assemelhando a Aloe vera, que tem folhas alongadas e que acaba por tomar uma forma partindo do chão. Mas elas podem ser cultivadas também em vasos, desde que estes sejam cuidados de forma adequada, porém, é necessário que se leve em consideração o fato de que pode ser que ela não produza tantas folhas como produziria no solo.

Agave angustifolia111

Cuidados
Como estou falando de uma planta que pode ser cultivada no solo, geralmente não é necessário que se tenha uma grande quantidade de cuidados. Sendo assim, o que se pode observar, é que a rega deve ser realizada ao menos duas vezes por semana, sendo que o solo tem costume de “enxugar” toda a água que ali for depositada.

Muitas pessoas podem ter a Piteira-do-caribe e pouco cuidar delas, isto porque estão localizadas em um ambiente que seja aberto, ou seja, está sujeita a chuvas e também ao sol, que é tudo o que uma planta necessita para crescer de forma saudável, e muito bonita também.

Importante
Ao que se sabe, até o momento esta pode ser considerada como uma planta não venenosa, porém, é necessário observar. Os animais, principalmente os felinos e caninos, têm certa tendência a se aproximar de forma insistente de plantas e flores que sejam venenosas, sendo assim, é sempre interessante deixá-los longe, até mesmo para poder preservar o seu bichinho.

Já para nós, humanos, também não se sabe se realmente se trata de uma planta que possa oferecer muitos benefícios, sendo assim, o mais interessante é que se aguarde enquanto algumas pesquisas sejam realizadas e possam ser comprovadas, para que desta forma você possa utilizar sem nenhum tipo de problemas a Piteira-do-caribe, mas claro, sempre com os cuidados que lhe forem recomendados.

janel227

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post