Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Heliconia Rostrata5

Várias das plantas que cultivamos em nossa casa para fins ornamentais tem sua beleza originária de suas flores, que geralmente apresentam cores diversas, aroma agradável e ainda às vezes atraem beija-flores.

As flores são os órgãos reprodutivos das plantas angiospermas e têm a função de enviar através do ar ou de insetos o pólen de uma planta até a outra, para que ocorra a fecundação e o nascimento de um fruto portador de sementes, que gerarão a uma nova planta.

Devido à necessidade de várias plantas de atrair insetos como a abelha para que façam o papel de transportar o pólen, as plantas desenvolveram flores com cores e cheiros bem chamativos e graças a isso se tornaram tão importantes como ornamentos.

Nessa categoria você encontrará as plantas mais comumente cultivadas graças as suas flores, para que você possa se informar melhor sobre a aparência e forma de cultivo delas e assim decidir qual delas é a escolha ideal para cultivar em sua casa, seja em jardins ou vasos.

Uma dessas plantas é a Heliconia rostrata, também conhecida como bananeira-do-brejo e papagaio. Trata-se de uma planta tropical, da família botânica Heliconiaceae.

heliconiarostrata2

Assim como a maioria das helicônias, esta variedade é de origem neotropical, nativa da região noroeste da América do Sul.

O tipo de inflorescência desta planta, incomum relativamente às outras helicôneas, proporciona um belo espetáculo de cor contrastante com o verde forte desta planta. São inflorescências pendentes, e o comprimento varia com o número de flores.

As brácteas de cores vermelho, verde e amarelo, envolvem e protegem as flores, muito vistosas, de intenso e exuberante colorido e, na maioria das vezes, com tonalidades contrastantes.

Geralmente a flor possui uma cor vermelha intensa no centro, adquirindo uma tonalidade amarelada e esverdeada conforme vai se aproximando das bordas.

As flores surgem do interior das brácteas, e produzem um néctar que serve de alimento para muitos pássaros, especialmente beija-flores.

A Heliconia rostrata atrai também diversas outras variedades de pássaros, por isso é muito plantada em jardins e outros locais com o objetivo de atrair esses animais.

Essa planta não se reproduz apenas através do plantio de sementes, mas também utilizando seus órgãos subterrâneos, que servem também como fonte de reserva de água e nutrientes para esta planta, para ser utilizado pela planta em caso de desenvolvimento sazonal ou escassez de recursos.

Heliconia

São consideradas geófitas, ou seja, se reproduzem não somente pelas suas sementes, mas também por seus órgãos subterrâneos especializados, cuja principal função é servir como fonte de reservas, nutrientes e água para o desenvolvimento sazonal.

Quando bem cuidada e irrigada, essa planta floresce o ano inteiro, preferindo períodos mais quentes como primavera e verão. É uma planta que não se adapta bem a extremos de temperatura.

Cultivo
Esta planta é cultivada em ambientes domésticos para fins estéticos (como ornamentar jardins) ou como decoração de muros, ou como flores de corte. Quando adulta forma touceiras muito belas que lembram pequenas bananeiras.

Se o solo for rico em matéria orgânica e fértil a Heliconia Rostrata não precisa de adubação constante. Caso contrário, o solo deve ser adubado com certa frequência para manter no solo os nutrientes necessários para a planta. O adubo pode ser feito com material orgânico como cascas de frutas ou esterco, ou comprado em lojas especializadas em jardinagem.

Se bem adubada e irrigada, esta helicônia produz flores durante o ano todo, mas principalmente nos meses mais quentes. Presta-se para formação de renques junto a muros, maciços ou como planta isolada.

Também é muito utilizada como flor-de-corte. São excelentes para jardins decorativos externos, pois formam touceiras de bela aparência com folhas grandes e verdes lembrando pequenas bananeiras. Não necessita replantio.

Heliconia_rostrata1

A Heliconia rostrata não tolera estiagem, gostando de unidade moderada. Por isso em períodos de seca aumentar a quantidade de irrigações. Como também não suporta o frio intenso ou geadas, a planta deve ser protegida com lonas na ocorrência desses fenômenos.

A ocorrência de ventos fortes também prejudica a planta, principalmente se for cultivada com intenções ornamentais, pois o vento rasga suas flores e folhas.

É uma planta que não cresce muito, chegando no máximo a 3 metros de altura. No caso de ser plantada rente a muros para decoração, deve ser seguido um espaçamento de 3 a 3,6 metros entre cada planta.

Como em seu habitat, deve ser cultivada a pleno sol ou à meia-sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica, irrigado com frequência. Não é tolerante ao frio. Plantam-se os rizomas entre 5 a 10 cm de profundidade, com espaçamento de 80 cm ou mais, em solo de boa qualidade. Não são exigentes em adubação. Aceitam umidade, porém não em excesso.

Seguindo essas dicas de plantio e cultivo a Helicônia rostrata crescerá bonita e saudável, podendo ser usada para fins ornamentais.

janel6

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post