Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




nepeta

Também conhecida como Erva-gateira, Hera-persa, Menta-de-gato e Neveda-dos-gatos, a erva-de-gato é uma planta da família Lamiaceae e é originária da África, Ásia e Europa.

O gênero Nepeta apresenta cerca de 250 espécies. As plantas deste gênero são conhecidas como erva-de-gato, devido ao efeito que provocam nos felinos. Essas plantas possuem uma substância ativa chamada Neptalactone que age como um feromônio, atraindo, relaxando ou estimulando a maioria dos felinos.

Em humanos não provoca qualquer efeito notável, e as folhas e ramos jovens podem ser usados como tempero ou como chá. Seu sabor e aroma é similar ao das mentas ou hortelãs. A planta pode ultrapassar a 1 m de altura, embora geralmente seja menor quando cultivada. Suas flores flagrantes são brancas, rosadas ou lilases, e são uma boa fonte de alimento para abelhas.

As espécies mais cultivadas de Nepeta são a Nepeta cataria (erva-de-gato verdadeira), a Nepeta grandiflora (erva-de-gato gigante) e a Nepeta faassenii (erva-de-gato ornamental).

Nepeta_faassenii_4c

As ervas-de-gato são plantas herbáceas na maioria perenes, com hastes fortes, eretas, ramificadas, apresentando folhas opostas, rugosas, de cor verde-acinzentadas e muito aromáticas. As inflorescências são terminais, em espiga, com numerosas flores bilabiadas, tubulares, azuis, brancas ou violáceas, que se formam na primavera e verão. A floração é bastante atrativa para as abelhas e borboletas.

A erva-de-gato é apropriada para o plantio isolado ou em grupos, formando maciços densos e bordaduras, ao longo de caminhos ou demarcando áreas. Ela é muito democrática e fica bem em diversos estilos de jardim, sendo muito popular nos de estilo “country” (jardim campestre ou de casa de campo), mediterrâneos, sensoriais e rochosos. Serve ainda como forração, sendo apropriada para taludes. A erva-de-gato tem um aspecto arredondado natural e apresenta baixa manutenção. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.

Clima para cultivo da erva-dos-gatos
O erva-dos-gatos cresce melhor na faixa de temperatura que vai de 4°C a 21°C, embora possa suportar temperaturas mais baixas ou mais altas.

Esta planta se desenvolve melhor com pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta.

Pode ser cultivada em praticamente qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado. Os melhores resultados são obtidos em solos arenosos moderadamente férteis. Esta planta também é bastante tolerante quanto ao pH do solo.

Nepeta cataria

Irrigue de forma a manter o solo úmido nos primeiros meses, mas sem que fique encharcado. Plantas bem desenvolvidas podem ser irrigadas com mais parcimônia. O excesso de água no solo pode prejudicar estas plantas.

Como plantar
A erva-de-gato é bastante resistente e pode ser cultivada facilmente. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras e outros recipientes, e transplante cerca de 1 mês após a germinação, que leva normalmente uma ou duas semanas, mas também pode ser demorada e irregular.

As sementes, que são pequenas, não devem ficar a mais do que 0,5 cm de profundidade no solo. Alternativamente, as sementes podem ser deixadas na superfície do solo, sendo cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem.

A erva-de-gatos também pode ser propagada por divisão de plantas bem desenvolvidas ou por estaquia, usando os ramos mais jovens de uma planta bem desenvolvida, na primavera e verão.

O espaçamento entre as plantas pode ser de 30 a 60 cm. A erva-de-gatos também pode ser mantida facilmente em vasos e jardineiras grandes.

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Nepeta grandiflora

Plantas intactas normalmente não atraem os gatos, mas plantas que foram cortadas ou tiveram suas folhas esfregadas podem ser destruídas pelos felinos. Assim, esta planta pode necessitar de proteção contra os gatos, especialmente quando ainda está pouco desenvolvida.

A erva-de-gatos tem flores brancas, rosadas ou lilases, que são uma boa fonte de alimento para abelhas.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solo fértil, leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Depois de bem estabelecida é tolerante a curtos períodos de estiagem. Não tolera encharcamentos.

Após a floração, deve-se podar abaixo das flores murchas, estimulando assim seu desenvolvimento. Apesar de perene, pode perder a beleza com o tempo, devendo ser replantada a cada 3 anos.

janelabuterflay

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post