Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Alstroemeria hybrida1

Na verdade, astromélia é apenas um dos vários nomes populares pelos quais a planta é conhecida. Ela é conhecida também por: alstroeméria, madressilva-de-canteiro, madressilva-brasileira e lírio-dos-incas.

A astromélia  é uma planta originária da América do Sul. Ela é encontrada,  no Brasil, no Chile e no Peru. Os tipos de climas predominantes nesses países, continental, equatorial, subtropical,  mediterrâneo, temperado e tropical, são propícios para o seu desenvolvimento. Ela é uma planta de longa duração e seu cultivo é muito fácil.

Plantio
Não existe uma época  determinada para o seu plantio. Em clima quente ela poderá ser plantada em qualquer mês do ano. Se o clima for temperado  ou frio, evitar  fazer o plantio no inverno. A floração ocorre no verão e na primavera.

Na hora de plantar, escolha um local  ensolarado, mas que tenha um pouco  de sombra durante a tarde. A terra deve ser de boa qualidade, precisa estar bem ( fofa e, o solo deve estar bem adubado. Isso pode ser conseguido com composto orgânico ou adubo animal. Depois de preparar o solo, chegou a hora do plantio.

Alstroemeria hybrida

Esse pode ser feito através de sementes ou de mudas. No caso do plantio feito através de uma muda,  observe o tamanho do torrão com a muda, que você tem. Abra um buraco do mesmo tamanho, coloque  a muda com cuidado, para não danificar a raiz.

Chegue a terra, com as mãos, próximas da muda e aperte de leve, só o suficiente para fixar a muda no solo, molhe um pouco a terra, mas sem encharcá-la.

Pela facilidade com que as astromélias plantadas no solo aumentam (rápida dispersão), elas são consideradas plantas invasoras. Verdadeiras pragas,  pois elas podem acabar por prejudicar o desenvolvimento de outras plantas que estejam  plantadas  próximas a elas.

Plantando as astromélias em vaso
Elas podem ser plantadas também em vasos. Se quiser cultivar essa beleza de planta em casa,  plantada em um vaso, saiba que é bem simples. Escolha os vasos de cerâmica de boca larga e que tenha até 0,40 cm de altura. Escolha as sementes, (boa qualidade), terra adubada e proceda da mesma maneira como se faz ao plantar no solo.

Coloque o vaso em um local com luminosidade e não se esqueça de manter a terra úmida ( em encharcar) até que a semente brote. Depois, continue molhando a planta sem exageros. A astromélia não precisa de muita água, mas precisa de adubações regulares.

Alstroemeria hybrida1

Algumas características das astromélias
As astromélias estão entre as plantas  perenes. Ou seja, plantas que vivem muito. Em geral  mais de 2 anos. Esse tipo de planta é ideal para  jardins. Por causa de sua longevidade e de sua  beleza, também tem sido muito usadas por paisagistas.

As flores e plantas perenes chegam a viver por mais de 2 ciclos sazonais. Possuem raízes carnosas e fibrosas, às vezes tuberosas  como nas dálias.

Seus caules são eretos, flexíveis e finos. A altura em geral é de 20 a 25 cm. As flores apresentam  seis pétalas iguais e duas pétalas diferentes. As flores  da astromélia  são muito semelhantes às flores dos lírios, algumas vezes são  chamadas de  miniaturas de lírios.

Como são plantas de clima quente, elas não resistem  à geada. Porém, conseguem suportar o frio por pequenos espaços de tempo

astrom.

As astromélias fazem ressupinação, isto é, elas são torcidas na base. Em botânica, comportamento como esse,  dessa belíssima flor, é bastante raro. Por ser torcida na base, o que parece ser a parte superior da folha é na verdade a parte inferior, por isso às vezes parece que estamos olhando  a flor de cabeça para baixo.

Algumas variedades de astromélia, que têm raízes suculentas são usadas na fabricação de farinhas  que posteriormente  são usadas na fabricação de pães, bolos, etc.

Porém, é necessário que se conheça bem o tipo de astromélia para utilizar com segurança, visto que algumas podem liberar toxinas,  que são prejudiciais à saúde.

A astromélia na ornamentação
Na ornamentação, essa planta de flores de cores alegres vem ganhando espaço pela  beleza e pela sua durabilidade após o corte. Ela está sendo muito usada em decorações de ambientes, de diferentes estilos.

Dos mais simples aos mais sofisticados. A escolha  pela flor da astromélia também  tem sido para a  confecção  de arranjos na decoração de igrejas  em cerimônias de  casamentos, em buquês de noivas e em arranjos para presentes.

Alstroemeria hybrida1

Onde encontrar?
As astromélias podem ser encontradas em floriculturas, em feiras especializadas em flores, em outras casas do ramo. Elas têm uma infinidade de cores.

Com isso, podem-se criar arranjos  belíssimos sem se preocupar em acrescentar outros tipos de flores.  São muitas as variedades e o preço é bem pequeno.

Dia-de-Chuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post