Características e cultivo da Áster (Callistephus chinensis) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




áster-azul

Além de ser conhecida como áster, essa flor também é chamada de áster-da-china e além desses, também pode ser conhecida por outros nomes como rainha-do-mercado, rainha-margarida, sécia e outros.

A família a que pertence a áster é a Asteraceae e é originária da Ásia – Japão e China. A melhor luminosidade para essa flor é a meia sombra ou mesmo o sol pleno, porém, com uma exposição controlada. O clima que a áster prefere para florescer é o mediterrâneo, oceânico, subtropical, temperado e tropical.

A áster é uma flor que tem periodicidade anual e sua floração é do tipo ornamental, uma das suas principais características é os seus tons de aquarela. Bastante indicada para arranjos e também jardins.

Trata-se de uma planta que precisa de sol pleno para poder crescer de forma saudável. O cultivo deve contar, além de sol pleno, com solo fértil. É importante também que o solo seja drenável e enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve ser constante, mas sem o encharcamento.

Se a região em que você mora é muito quente é interessante cultivar as flores Áster na meia sombra. O sol forte do meio dia, por exemplo, pode ser prejudicial a essa planta. Outra dica muito importante em relação as sementes de áster é que você deve plantá-las já no local definitivo, pois elas são muito sensíveis ao transplante.

No caso de plantar em sementeiras, tenha muito cuidado na hora de fazer o transplante para que a planta não sinta. A planta floresce no verão e outono e as cores dessas belas flores são branco, azul, vermelha, roxa e rosa. A altura pode ficar entre 30 cm e 40 cm.

aster-callistephus-chinensis

Como plantar
Seguindo essas dicas é mais fácil obter bons resultados após plantar as sementes:
Passo a Passo
Passo 1
Comece plantando numa sementeira de 4 a 5 sementes por célula. A profundidade deve ficar em torno de 0,5 cm da superfície.

Passo 2
É bastante importante irrigar as suas sementes, mas fique atento para o fato de que os melhores horários para fazer essa irrigação são no começo e no final do dia.

Passo 3
Espere em torno de 4 a 14 dias para que sementes germinem.

Callistephus chinensis

Passo 4
Na hora de fazer o transporte da planta da sementeira, a altura indicada é 6 cm a 8 cm de terra.

Passo 5
Fique atento também para a adubação do solo para onde as plantas serão transportadas. A proporção da adubação deve ser mais ou menos de 30 gr de NPK para cada 150 gr de esterco, isso por metro quadrado.

Passo 6
Observe também a distância entre as valas, pois se trata de um ponto muito importante também na hora de plantar as sementes de áster. A distância entre as valas deve ser de mais ou menos 40 cm e entre uma planta e outra deve ser de 30 cm.

astermix

O colorido da Áster
Todos que gostam da áster, identifica nessa planta uma característica que a torna especial, os seus tons de aquarela. O caule dessa planta é ereto e a sua textura é herbácea.

Além de lindas flores, a áster também conta com folhas bem interessantes, pois as mesmas são irregularmente dentadas, verdes e espatuladas. As inflorescências são do tipo capítulo, grandes e possuem um disco central amarelo. As pétalas são dispostas em fileira.

Porém, atualmente é possível observar algumas transformações nesse tipo de flor, pois as suas inflorescências são dobradas e bastante cheias. Sem contar que se tornaram esféricas também com o passar do tempo. Esse tipo de modificação é mais observada na Áster mais atual.

Contar com a áster no jardim pode ser ótimo para quem deseja criar um visual mais repleto de cores e formas. Não é uma planta difícil de manter, o que também contribui para a sua popularidade. As flores com a forma de pompom podem ser um ótimo atrativo para o seu jardim.

Se preferir, o áster também pode ser plantado em vasos e jardineiras, facilitando que as suas plantas sejam colhidas. Os arranjos florais feitos com as flores de Áster são bem interessantes e diferenciados.

Callistephus chinensisbranca

Atente para o fertilizante
Um erro bastante comum cometido pelas pessoas que desejam cultivar áster é a medida do fertilizante. Acima já foi explicado qual é a proporção correta, porém, também é importante enfatizar que quanto há fertilizante demais a planta fica fraca e também exposta a doenças e pragas.

Além disso, é necessário que haja um cuidado bastante próximo para que as plantas Áster de maior comprimento não quebrem durante o seu crescimento. Trata-se de uma planta bastante sensível, mas que tem como resultado de sua floração belas flores.

Quando comprar sementes de Áster
O fato da planta ser bastante comum e popular facilita bastante na hora de encontrar as suas sementes para comprar. Atualmente, existem diversos portais na internet que se destinam apenas a venda de sementes.

Porém, nem precisa comprar na internet, pois em várias lojas de artigos de jardinagem é possível encontrar as sementes de áster.

O mais importante é comprar de um lugar de confiança para ter a certeza de estar comprando sementes de qualidade. Contar com boas sementes também é importante para se obter uma planta forte e que cresça e floresça. Se você escolheu o áster para o seu jardim, fez uma ótima escolha. As belas flores em forma de pompom e tons de aquarela.

natureza nn

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post