Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aspidistra-elatior

A Aspidistra é uma planta perene com origem na Ásia e pertence à família Ruscaceae. e É uma planta que aprecia climas mais específicos como o continental, o equatorial, o mediterrâneo, o subtropical, o temperado e o tropical. Esses climas são originários da região onde essa planta foi descoberta, mas apesar dessa preferência climática, a Aspidistra cultivada à meia sombra, consegue se desenvolver muito bem.

É uma planta de pequeno porte, podendo medir no máximo 90 cm e no mínimo 40 cm, portanto pode ser cultivada em vaso e como uma planta ornamental.

Há uma variedade à partir das folhas dessa planta. O tipo Maculata, por exemplo, apresenta folhas com pequenos pontos na cor bege. A Variegata, já apresenta uma variação branca em forma de “riscos” na folha. No geral, as aspidistras apresentam as suas folhas na cor verde escura e com alguns detalhes que vai variar de acordo com cada espécie.

Como cultivar a Aspidistra
Esse tipo de planta gosta muito de solos mais férteis, portanto, atente-se sempre a esse fator para que ela cresça de forma saudável. Evite deixar o solo duro, sem adubo ou pobre de nutrientes. A planta absorve bastante os componentes nutritivos que são adicionados à terra, portanto deve-se ter atenção ao solo onde ela está plantada para que sempre que ficar duro e seco, possa ser adicionado mais adubo.

Aspidistra elatior maculata
Por não gostar de solos secos, as regas constantes serão necessárias. Regas deverão ser feitas todas as vezes que for sentido a planta e o solo sem umidade, mas deve ser evitado deixar o solo encharcado, pois isso além de poder matar a aspidistra pode facilitar o nascimento de fungos, parasitas e outras doenças comuns em plantas.

Deve ser evitado deixar a planta exposta diretamente ao sol. Devido às condições climáticas de origem dessa espécie, ela não se adapta muito bem em locais quentes e sem ventilação. Mantenha sempre à meia sombra ou sob luz mais difusa.

Se for o desejo de cultivá-la em locais externos, a planta deverá ser movida, sempre que puder, pois quando o clima estiver muito elevado vai causar folhas e flores secas além de deixá-las desbotadas.

A melhor época para o cultivo da aspidistra é durante a primavera. É nessa época que as flores e folhas dessa planta germinam com mais facilidade e rapidez. Já as flores, aparecem mais durante o verão e deixarão a aspidistra bem mais bonita.

Como transportar a aspidistra do jardim para dentro de casa

Aspidistra elatior Variegata
Muitas pessoas ganham a planta já cultivada e não sabem como preparar para começar a cuidar da aspidistra dentro de casa.

Se isso aconteceu com você e agora está na dúvida como transporta uma aspidistra do jardim para um vaso, basta seguir os passos abaixo e ter a certeza que terá uma planta bem instalada e sem risco de murchar ou morrer.
* Comece lavando bem os rizomas, as raízes e as folhas da planta. Coloque-a em água corrente, pode ser embaixo de uma torneira, mas certifique-se de que a água da sua torneira não tenha muito cloro. A ação de lavar a planta por inteiro é indicada para tirar qualquer vestígio de fungos ou qualquer doença comum em ambientes externos e que possam contaminar o ar da sua casa;

* Depois de lavar bem a planta, retire todas as partes velhas e secas que a contém. o indicado é usar uma tesoura de jardinagem ou até mesmo uma tesoura comum, contanto que esteja limpa. Evite puxar essas partes, pois você não abrirá espaço para novas folhagens;

* Agora que as folhas foram lavadas é hora de preparar o vaso. Em casas de jardinagem o substrato poderá ser encontrado com facilidade;

* No fundo do vaso, coloque algumas poucas pedras, daquelas brancas e decorativas para fixar a terra. Acrescente uma camada de terra úmida o suficiente para cobrir as pedras do fundo do vaso;

* Agora é hora de replantar a aspidistra. Como ela não irá sustentar-se sozinha, o ideal é que sejam colocadas estacas. Isso pode ser feito com um pequeno pedaço de bambu. Coloque um anel ou amarre levemente para deixar a planta bem firme. Certifique-se também que está no meio do vaso;

* Complete com terra até cobrir toda a raiz e deixar a planta bem firme. A partir daí, pode seguir a forma de cultivo habitual.

janelachuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post