Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Alocasia macrorrhizos

Alocásia é o gênero botânico da família das Araceas. São aproximadamente 70 espécies encontradas em regiões tropicais úmidas do Brasil e sudeste asiático. É também conhecida como orelha-de-elefante. Dentro desta é possível encontrar uma grande variedade de alocásias, que se distinguem, principalmente, pelo tamanho.

Essa planta é classificada como herbácea e perene com rizomas que podem chegar a altura de 1m e o diâmetro chegar até 0,65 m.

O tamanho e a variedade das alocásias são os fatores principais que permitem que elas possam ser plantadas em um vaso ou tenha que ser a opção de cultivá-laa em um jardim. Por isso, são plantas que se tornam uma boa opção para quem pretende decorar as partes internas de casa, no caso, um apartamento.

As folhas da alocásia são em forma de seta e bem grandes, o que as fazem ainda mais bonitas são as grandes nervuras em branco e prata que aparecem sobre a cor verde metálica, intensa e brilhante.

alocasia11

A variedade que normalmente é escolhida para esse fim é a chamada “wenti variegada” e a escolha é porque se trata de uma espécie de todas com menor dimensão. Essa variedade da alocásia se destaca pela beleza das suas folhas, que ganham manchas na cor branca acinzentada e com alguns riscos na mesma tonalidade. Porém, é necessário contentar-se com as folhas, o que não é difícil devido a sua tamanha beleza, porque as flores só aparecem quando ela é cultivada em exterior.

Mesmo com as variedades de alocásia que podem ser cultivadas em vasos porque apresenta menor dimensão, elas não são tão pequenas assim e devem ser cultivadas em vasos bem grandes.

O vaso deve ser escolhido observando o tamanho da planta, o peso que ela atingirá e a dimensão das plantas. Assim como deve ser colocado em um lugar da casa que não seja passagem e que acabe fazendo com que as pessoas esbarrem na planta o tempo todo.

Alocasia-Tiny-Dancer

Cuidados necessários que devemos ter com as alocásias
*
Caso você opte por ter uma alocásia de dimensão menor e dentro de casa, o melhor lugar para conservá-la é sempre próximo a uma janela ou em um ambiente que entre muita luz. Essa planta adora a luz natural. Porém, observe que ela não pode ficar num espaço que tenha uma grande corrente de ar e muito menos que seja muito quente.

Outro detalhe importante é que a alocásia gosta do calor do sol, mas não deve receber os raios solares diretamente, esses, acabam queimando as suas folhas. O lugar ideal é aquele que a luz do sol chega indiretamente.

* Sobre a temperatura, a alocásia não suporta aquelas muito frias, se ficar em uma situação de menos de 12ºC, ela começará a perder as folhas. O ideal é que ela esteja em um ambiente cuja temperatura varie entre 18 a 22ºC. Resumindo, em um ambiente com temperatura amena.

* Outro cuidado especial deve ser tomado em relação a alocásia, são as regas, que devem ser feitas com água sem calcário ou melhor ainda, coletando a água da chuva para banhá-las. No verão, a planta precisará de mais água do que no inverno, a rega deverá ser com pausas maiores. Além disso, a alocásia gosta bastante de ambientes úmidos, então, borrifar um pouco de água nas folhas pode ser uma boa ideia, faça isso com frequência.

* Quando for borrifar água nas folhas não use o líquido muito frio e outro detalhe importante, retire o pó que se acumular sobre as folhas. Faça isso usando um pano umedecido, isso evita o entupimento dos poros das folhas. Faça essa operação com muito cuidado, porque as suas folhas são muito macias.

* A alocásia, como qualquer outra planta, exige um substrato adequado a ele, que deve ser misturado com areia e não pode ser muito ácido.

* Na hora de preparar o adubo, lembre-se que as espécies com as folhas mais largas, devem ser adubadas a cada 15 dias, porém, esse processo se faz somente durante os dias quentes. No inverno, não se deve adubar as plantas. E o adubo ideal é aquele com potássio ou enxofre.

Alocásia-9

Mais detalhes e características das alocásias
Já foi falado da beleza das folhas das alocásias, algumas delas acabam formando um coração com as bordas e onduladas quando chegam a ter 0,60 cm de comprimento.

Também já foi falado da beleza das folhas, mas as flores da alocásia também são muito bonitas e merecem destaque, são em um espádice branco e fazem lembrar um pouco as flores do lírio da paz. Porém, vale ressaltar que é muito difícil que essa planta tenha o momento de florescência no Brasil.

Falando em território, em nível de curiosidade, no total a alocásia soma 70 espécies e a origem delas se divide entre a América do Sul e a Ásia.

Cultivo da alocásia
*
Nada de sol direto nem no plantio e nem depois, mas um local que receba boa iluminação.

* Prepare o solo com boa matéria orgânica e deverá ser ainda solto e permeável.

* No caso do cultivo em canteiros, use a medida do dobro do torrão para abrir o buraco necessário para plantar a alocásia. É importante ainda, colocar no fundo no buraco areia para a água percolar.
Faça a mistura de composto orgânico, folhas, esterco de animal de curral e areia e coloque no fundo do buraco. Depois é só plantar e encher as laterais, sem apertar, com a mesma mistura.

O uso da alocásia no paisagismo
A planta não é usada em lugares onde faz muito frio porque não tolera as temperaturas baixas, como foi dito anteriormente. Porém, é muito usado em lugares mais quentes pelos paisagistas porque as suas folhas possuem formas exóticas, o que as fazem perfeita para usar em jardineiras que devem ficar a meia sombra.

janelaechuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post