Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Brinco-de-Princesa

A primavera chegou, e a natureza começa a dar os primeiros sinais da nova estação através das plantas. Flores e cores surgem em nos jardins, vasos e floreiras.

E é nesse período que as fuchsias, ou brinco-de-princesa, mostram suas flores com mais vigor. E o nome dessa flor não poderia ser outro: Brinco-de-princesa.

Esta planta possui flores de cores vibrantes e variadas, que contrastam com as folhas de cor verde escuro. Dão-se bem tanto ao ar livre em jardins, como no interior em vasos ou em cestos de pendurar, em varandas e pátios protegidos.

Se proporcionados os cuidados devidos aos caules delicados, folhas e flores da fúcsia, o resultado é duradouro e espetacular.

Existem vários tipos de brincos-de-princesa e inúmeras variedades híbridas já desenvolvidas em laboratório. Elas podem ser cultivadas num local que receba diariamente bastante luz solar, sobretudo pela manhã e do lado nascente, ao invés do calor quente da tarde.

Se o local tiver sol pela manhã e sombra pela tarde, será a melhor receita para qualquer fúcsia, seja de que tipo for.

A flor é composta de quatro ou mais sépalas curvadas, uma coroa em forma de bola, estames compridos e um estigma extremamente comprido. As sépalas e a coroa formam uma linda combinação de encantar.

Há flores com diversas combinação de cores. As sépalas e coroas geralmente estão em contraste. E justamente esse contraste que é um fascínio. É possível encontrar duas características marcantes nas fuchsias (além das lindas cores e flores).

São elas:
Pendentes:  são aquelas que quando plantadas em vasos e floreiras, “penduram”/deixam pendente seus galhos e flores para fora do recipiente que está. Logo, as variedades pendentes são indicadas para vasos e floreiras suspensas.

fuchsia pendente

Eretas: são as variedades de brinco-de-princesa onde o caule e galhos se desenvolvem verticalmente. As eretas são usadas no plantio de vasos e canteiros.

BricodePrincesa ereta

Os brincos-de-princesa não apreciam água a mais, por isso é deve-se evitar regar em abundância mesmo no verão, sendo preferível utilizar pequenas quantidades mas com maior frequência.

A rega deve ser feita de manhã cedo de preferência, em maior quantidade no verão do que nas estações mais frescas. Uma regra de ouro para cuidar convenientemente dessa planta é manter sempre o solo úmido ao toque, regando o número de vezes necessário mas nunca em excesso como já foi referido.

Resistência: Não é uma planta difícil de cultivar uma vez que exige muito poucos cuidados. Adubação cada 15 dias no verão e no outono com produto próprio para tomateiros (NPK: 20-20-20) é fundamental para a continuidade da floração. No inverno em menor quantidade, utilizando um fertilizante mais fraco.

Propagação: propaga-se por enxertia, por sementes ou por estacas retiradas de uma planta saudável. Esta é mesmo a solução mais fácil e que resulta melhor. Corta-se um caule que esteja verde e flexível, com 7 a 10 cm deixando do lado que vai para a terra um centímetro de caule livre abaixo do primeiro nódulo.

No nódulo seguinte, onde deve haver duas folhas, cortam-se as pontas das folhas deixando apenas o pecíolo ou pé da folha ligado ao caule. No topo deve ficar o chamado ápice, com duas ou três folhas, que se mantêm sem cortar.

fucsia

Convém desinfetar os instrumentos de corte que forem utilizados, com álcool puro ou outro produto desinfetante. Pulveriza-se o pé do ramo cortado com um pouco de fertilizante para enraizar e coloca-se em solo preparado e úmido, pressionando com os dedos cuidadosamente junto ao caule para prendê-lo. Enterra-se apenas um pedaço até um pouco abaixo do segundo nó, para que fique bem fixo e não

Características comuns nas variedades pendentes e eretas:
*
O substrato deve ser bem drenado. Manter o solo úmido, mas não encharcado;

* Se desenvolvem melhor na meia sombra. Pode pegar sol pela manhã, e a tarde (quando o sol é mais forte) preferível manter a planta na sombra.

banquinho

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post