Características da Camélia (Camellia japônica) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Camelia

Também conhecida como flor-da-fidelidade, a camélia conquista por sua beleza exótica, simétrica e encantadora. Ela dá um toque muito especial ao jardim e também é muito utilizada em decorações de festas, como casamentos e batizados.

A camélia é um arbusto formado por uma folhagem brilhante que se mantém firme o ano todo e, nos meses que correspondem ao outono e inverno, cobre-se de uma floração espetacular e conserva sua folhagem sempre-verde durante o ano todo. Produz flores isoladas, de incrível beleza nas cores branca, rosa e vermelha.

Pertence à família Theaceae e sua origem é asiática, principalmente das regiões do Japão e Coréia.

Dependendo da variedade, as flores da camélia podem ser brancas, rosadas ou vermelhas e servem tanto para enfeitar o jardim como decorar ambientes internos. De acordo com as condições do tempo, a melhor época de floração é entre o outono e o inverno.

camélia

A camélia é uma flor de fácil cultivo, porém, é preciso estar atento ao clima em que ela é disposta, já que é frágil a altas temperaturas ou temperaturas muito agressivas. Ela resiste bem a locais frescos e frios, e por isso, ao escolher o espaço em que ela será plantada, é preciso observar bastante as condições de cada local.

Cultivo e adubação
A planta adapta-se bem a temperaturas elevadas. É bem resistente ao frio, inclusive às geadas. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia.

As regas devem ser frequentes nos primeiros meses após o plantio da muda e, depois, podem ser espaçadas, evitando o encharcamento do solo.

Para estimular a floração, pode-se acrescentar uma mistura d 100g de farinha de osso com 50g torta de mamona, encontrada facilmente em lojas de jardinagem.

Podas de limpezas e floração
Recomenda-se que a poda seja feita após o término da floração. Aproveite também para fazer a limpeza da planta, a camélia costuma ficar coberta de flores mortas, por isso, retire todos os resíduos para deixá-la limpa.

Para manter um visual equilibrado, principalmente na camélia cultivada em um jardim, recomenda-se uma poda de formação, após o término da floração.

flor_de_camelia1

Pragas e doenças
Habitualmente, as camélias são fortes ao ataque de doenças, pragas, insetos, ou fungos, mas a verdade é que é necessário criar as condições para que elas mesmas criem as suas defesas.

Apesar de ser uma flor bem rústica e resistente, é possível que em condições adversas ela seja atacada por pragas (pulgões, cochonilhas e formigas). O excesso de água também pode deixar a flor doente. Por isso, a poda e a rega adequada são essenciais para a saúde da planta.

Para evitar pragas e doenças, recomenda-se borrifar nos brotos atacados uma mistura de água com folhas de arruda fervidas. As camélias em geral; são bem rústicas e resistentes, mas em condições adversas podem ser atacadas por pulgões, cochonilhas e até por formigas que costumam atacar as folhas novas.

Quanto às doenças, quando há excesso de água das regas, podem surgir doenças causadas por fungos, que aparecem na forma de manchas semelhantes à ferrugem nas folhas.

camelia_branca

As camélias são flores que duram bastante tempo, e mesmo que as compre numa florista facilmente constata que elas mantêm-se belas por muito tempo, isto desde que não lhes toque nas folhas. Muitos são os arranjos florais que exibem a presença das camélias, e a verdade é que as suas folhas resistem por muito tempo, além de toda a beleza e brilho inerente a esta flor.

Camélias são flores que podem embelezar harmoniosamente a sua casa, desde que lhes crie as condições necessárias para a sua sobrevivência.

No entanto, não esqueça que o cultivo em vaso e o respectivo cultivo em solo, por exemplo no seu jardim, tem pequenas diferenças entre eles. Daí que, deva tirar todas as dúvidas num estabelecimento direcionado para a área de jardinagem.

Camelia-5

Dicas
Para afastar pulgões, ferver algumas folhas de arruda, coar e diluir em um pouco de água. Borrifar nas folhas e brotos atacados. O chá feito com folhas de losna combate pulgões e também cochonilhas.

A camélia reproduz-se por sementes, estacas retiradas das pontas dos ramos de plantas adultas e sadias e, também, por alporquia (este método é o mais complicado e exige muito conhecimento). Em viveiros, é possível adquirir mudas de camélia já crescidas, o que facilita bastante o cultivo.

O solo para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de composto orgânico (pode-se também usar húmus de minhoca).

correnteza_33

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post