Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Pennisetum

Nome Científico: Pennisetum setaceum
Nome Popular: Capim-do-texas, capim-chorão
Família: Poaceae
Origem: África e Ásia
Ciclo de Vida: Perene

Gramínea perene que forma tufos densos com abundantes espigas de uma atrativa cor rosa-arroxeada que com a brisa do vento se mexem dando um movimento nos motivos paisagísticos. Floresce durante o verão e outono. Apresenta uma atrativa folhagem formada por folhas lineares e planas de cor púrpura. Combina muito bem com outras gramíneas, flores da estação, coníferas e rosas. Resistente à geadas até -4ºC. Gostam de lugares a pleno sol ou a meia sombra e de substratos férteis com boa drenagem mas,  também adaptam-se bem em solos pobres, ácidos ou alcalinos, assim como secos ou úmidos. Rebrotam com vigor após podas drásticas, geadas fortes e até queimadas. Multiplicam-se por divisão da touceira e por sementes nas variedades férteis.

Seu efeito paisagístico é muito especial, podendo ser cultivada em maciços, bordaduras ou em canteiros, assim como em vasos e jardineiras. É bastante indicada para jardins de pedras, e de baixa manutenção devido à sua rusticidade. Recomendado para o controle da erosão.

É considerada uma planta de alto risco de invasão ambiental, tendo em seu histórico problemas ecológicos nos Estados Unidos, Havaí, Ilhas Fiji e Austrália, onde foi introduzida na maioria das vezes como planta ornamental. Atualmente há variedades estéreis em cultivo, com baixo poder invasivo, que só podem ser propagadas de forma vegetativa.

sol15

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post