Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




1017449_215328805282462_1579134713_n

Origem: Europa
Ciclo de Vida das flores: Sazonal (julho a setembro).
Ciclo de vida: Perene
Cores: Branco, rosa claro, azul, rosa, pink, violeta e lilás

Há enorme variedade de flores desse tipo, algumas com maior elevação e outras que ficam mais baixas. Suas flores possuem, em grande parte, flor em forma de sino e de tamanho grande. As mais altas podem chegar a quase dois metros de altura

Essas plantas de meia sombra possuem uma beleza rara gostam de água, porém, o terreno deve ser bastante drenável, pois, em caso contrário, essas plantas tendem a murchar facilmente. Verão e primavera essas plantas necessitam de mais água. Porém, no inverno elas necessitam com menor quantidade. O solo não deve estar seco, pois nesse caso, a planta não sobrevive ou, em alguns casos, não floresce com a mesma intensidade de quando em condições favoráveis para o florescimento

As campânulas gostam apenas do sol da manhã e/ou do final da tarde. A adubação deve ser quinzenal, preferencialmente, com 30 g de NPK e plantada em meia terra de jardim com meia de terra vegetal, cobrindo o solo com serragem ou casca de árvore, para facilitar a manutenção da terra úmida.

As espécies mais altas necessitam de tutoramento. Em casos de locais com geadas, uma opção e cobrir o solo com feno ou serragem, evitando que as folhas toquem o solo e apodreçam. Na época da primavera, uma ótima opção é colocar um pouco de adubo orgânico, facilitando sua floração.

Excelente espécie para ser utilizada em bordaduras de jardins, varandas e desenhos em jardins, sendo as mais utilizadas a Campanula Medium (mais conhecida); a C. canthema e a M. caly por serem mais vistosas. A Bells Peach (persicifolia C.) pode chegar até 3 metros de altura e suas flores vão do azul ao branco. Essas possuem folhas mais estreitas.

Da espécie Moerheimei é utilizada as que possuem flores brancas, possuindo, algumas espécies, flores duplas. A espécie Bellflower Chaminés (C. piramidalis) é a que possui maior tempo de floração, chegando a seis semanas.

Outra variedade ainda encontrada é a Herebell carpathian (carpatica C.), que cresce em tufos densos, chegando a 8 centímetros, de cor azulada. A espécie Harebell Scotch (C. rotundifolia) é uma espécie também azulada e, como o próprio nome diz, são encontradas principalmente na Escócia e em seu estado selvagem, próximo às colinas e montanhas, com delicadeza insuperável.

Se as flores são cortadas com tesoura de poda esterilizada imediatamente após murcharem, a floração pode ser prolongada por várias semanas
As campânulas multiplicam-se por sementes, estacas e por divisão da planta. Requer reformas bienais dos canteiros.

Nota importante:
Deve-se tomar cuidado para não confundi-la com a dedaleira, espécie medicinal e extremamente tóxica.

regar

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



19 Responses

  1. Ganhei uma Campânula em abril, ela estava bem, tava colocando água uma vez ao dia, mas agora ela murchou o que devo fazer pra ela não morrer?
    Obrigada.
    mlu.fernandes@hotmail.com

  2. Eu ganhei uma Campânula na semana passada(11/05), ela estava bem, eu estava colocando água em dias alternados, mas agora ela murchou.O que devo fazer pra ela não morrer?
    Obrigada.

    eu_mesmatj@hotmail.com

  3. #3
    Gabriela 
    Monday, 25. May 2009

    Olá! Gostaria de saber como faço mudas de Campânulas. Obrigada, Gabriela

  4. #4
    Anonymous 
    Tuesday, 2. June 2009

    ola
    comprei 3 campanulas esse mes e plantei-as em vasos grandes, fikm dentro d casa, dou agua uma vz por dia mas estao murchando, as folhas e flores tem pintas mareladas q fikm pretas e apodrecem. oq to fazendo de errado? preciso salvar minha campanulas por favor me ajude, faz só 10 dias q ta comigo
    obrigada
    milemartins1@hotmail.com

  5. #5
    Cristiana 
    Tuesday, 16. June 2009

    Ola!!
    ganhei uma campanula e acho que nao estou sabendo cuidar direito, sera que voce poderia me enviar cuidados basicos, como, ambiente , quantidade de agua, luz, vento e frio???
    familiajacome@oi.com.br

    obrigada desde ja.

  6. #6
    Mônica 
    Tuesday, 14. July 2009

    Ganhei uma campânula rosa, linda no final de junho e não sei como cuidar dela.
    Passei a planta para um vaso maior, mas não sei se usei a terra certa. Algumas flores foram ficando escuras e eu as retirei e também as folhas amareladas.
    Ela estava muito bonita até domingo, mas começou a murchar. Eu coloquei água todos os dias.
    Como fazer para não perder minha planta??? Me ajude, por favor.
    Obrigada,
    moandrade@hotmail.com

  7. #7
    Anonymous 
    Sunday, 19. July 2009

    Comprei uma campânula linda e também gostaria de saber como cuidar bem dela. Como devo molhar? Devo trocar de vaso para um maior? Que tipo de terra é mais aconselhável?

  8. #8
    izabel 
    Monday, 20. July 2009

    Ganhei uma campânula roxa linda e também gostaria de saber como cuidar bem dela. Como devo molhar? Devo trocar de vaso para um maior? Que tipo de terra é mais aconselhável?

  9. #9
    Anonymous 
    Wednesday, 29. July 2009

    Olá, ganhei uma campânula e gostaria de saber de quanto em quanto tempo ela florece e tambem se posso deixa-la dentro de casa.
    Desde já agradeço a atenção.
    rose_jsl@hotmail.com

  10. #10
    Anonymous 
    Saturday, 8. August 2009

    fgjrtjurtn

  11. Olá eu gostaria de saber como faço para plantar a minha campanula em outro vaso, já que comprei e gostaria de colocá-la no meu jardim!Tem como fazer muda? Estarei no aguardo de respostas.
    patygirl181@hotmail.com

  12. #12
    Heloísa 
    Sunday, 14. February 2010

    Ola!!
    ganhei uma campanula e acho que nao estou sabendo cuidar direito, sera que voce poderia me enviar cuidados basicos, como, ambiente , quantidade de agua, luz, vento e frio???
    Obrigada

  13. #13
    Alessandra 
    Sunday, 14. March 2010

    Olá,

    Eu ganhei um vaso de campânulas no dia das mulheres e hoje elas estavam todas murchas e para baixo. Não sei se isso já significa que estão mortas. O que devo fazer? Se eu cortar suas flores, elas nascerão novamente?

  14. #14
    Mariangela 
    Sunday, 25. April 2010

    Olá, ganhei um vaso com campânulas roxas dia 06/04 a essa semana elas começaram a apresentar manchas como machucadas( até os botões) e todas murcharam. O que devo ter feito de errado? já troquei de lugar mas nada adiantou. O vaso está em um lugar que tem iluminação o dia todo, devo podá-la toda? nascerão mais flores?
    Obrigada desde já.
    Abços

  15. #15
    Rosely Aparecida Kfouri 
    Tuesday, 22. February 2011

    Por favor, como essas pessoas acima, semana retrasada comprei uma campânula rosa no domingo , na 4ª feira estava seca. Agora domingo comprei outra maior, e está murchando. Eu a coloquei na copa onde tem bastante claridade, entra vento pela janela, agoo pouco mas todo dia, pois o calor está demais, esborrifei água no corpo das flores, mas mesmo assim está murchando. Sou apaixonada por esta flor, e queria que voces me ensinassem a cuidar delas.
    Aguardo resposta
    obrigada
    Rose

  16. #16
    borboleta karioka key 
    Tuesday, 12. July 2011

    Eu, tenho campanula achei muito linda e plantei no meu jandim. gostaria de saber como faz munda dessa planta desde ja obrigado abraços….

  17. #17
    borboleta karioka key 
    Tuesday, 12. July 2011

    Eu, tenho campanula achei muito linda e plantei no meu jandim. gostaria de saber como faz munda dessa planta desde ja obrigado abraços….espero resposta.

  18. #18
    Edna aparecida cunha 
    Sunday, 21. August 2011

    GANHEI UMA CAMPÃNULA NAO SEI COMO CUIDAR POR FAVOR ME ORIENTE MUITO AGRADECIDA EDNA………

  19. #19
    Tássia 
    Sunday, 26. August 2012

    Ganhei uma Campânula agora em julho, ate que estava cuidando dela bem,mas fomos viajar na sexta a noite e minha mãe colocou ela no quintal mas não batia tanto sol,quando chegamos no domingo ela estava com a folhagem e as flores parecendo que esta morta.
    Estou aguando ela,mas acho que encharcou a terra.
    O que faço?
    Não quero que ela morra.

Comente sobre o post