Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Caliandra

Nome Científico: Calliandra selloi, Calliandra brevipes, etc (o segundo nome científico se refere a cor das flores ou de sua ausência))

Calliandra ou esponjinha é um arbusto de pequeno porte, muito ornamental que conqiusta crianças e adultos com sua floração em forma de um pom-pom.

É originária do Brasil, nativa do sudoeste do Brasil, Uruguai e norte da Argentina, conhecida popularmente pelos nomes de quebra-foice, esponjinha e em algumas regiões como peteca.

Esta planta possui mais de 120 espécies de cores variadas que vão do rosa ao vermelho, amarelo e até branca, possui folhas delicadas de tons verde claro brilhante, tronco cinza claro, que curiosamente com o passar do tempo se torna mais escuro, quase negro, o que lhe dá muito status para a prática do bonsai.

Suas flores são mais comuns nas cores rosa e vermelho, porém ao encontrada calliandras brancas e mais dificilmente na cor amarela, de susa flores surgem frutos característicos das leguminosas que se partem quando maduros e espalham suas sementes.

Fazendo sua multiplicação por estaquias, se consegue um efeito melhor para a prática do bonsai.

Quando são cultivadas em climas temperados é possível mantê-las dento de casa, o que propicia a técnica do bonsai, aliás, por sua bela ornamentação é muito procurada para esta finalidade.

Basta mantê-la em local bem ventilado e com boa luminosidade, mantendo o solo frequentemente úmido e colocá-la longe de fontes de calor, que terás uma bela ornamentação em sua casa.

Sua adubação é fácil, fertilizantes próprios para bonsai, de preferência líquido devem ser aplicados a cada duas semanas seguindo a recomendação do fabricante, principalmente do início da Primavera até o final do Outono, diminuindo a aplicação durante o Inverno, geralmente este tipo de fertilizante propicia uma ótima floração devido a quantidade de fósforo na sua formulação.

Se você notar que as folhas de sua esponjinha, estão se fechando durante o dia, pode ser indicação de falta de água, o normal é só se fecharem à noite.

Para quem tem a oportunidade de cultivar a esponjinha em jardins já notou o fato desta espécie atrair tantos polinizadores, como abelhas, borboletas e em especial beija-flor, realmente é maravilhoso ter esta harmonia em casa.

27

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    Marilene Labenstein 
    Friday, 5. August 2011

    Srs, Boa Tarde …
    Adorei a mensagem …
    Li,com atenção, e necessito de juda…
    Plante aqui em meu ondomínio, mais de 500 mudas de calliandrs rosas.
    Algumas estão indo bem, mas a maioria, está atrofiada , sem vida , sem coloração nas folhas e sem floradas.
    Foram plantadas no ano de 2007. e até agora sem visual bonito e agradável.
    Como terei que compltar a cerca viva, necessito comprar mais 400 unidades.
    Qual adubo e de quanto em quanto tempo, devo cuidar das Calliandras ?
    Desde ja´agradeço a atenção.
    Marilene

  2. #2
    Rose Schlesinger 
    Tuesday, 14. May 2013

    Apenas para lhe cumprimentar pelo lindo blog, lindo mesmo!!!

Comente sobre o post