Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pilea microphylla (Small)

Nome científico: Pilea microphylla

Família: Urticaceae.

Origem: América Tropical.

A Brilhantina é uma planta  herbácea, perene de textura peculiar,  suas folhas são muito brilhantes, suculentas e pequeninas, de coloração verde-clara.
Sua estrutura é bastante ramificada e ereta assemelhando-se a ramos de ciprestes.
Sua estatura é baixa, de 20-30 centímentros, tornando-a excelente em composições com flores diversas. Folhagem ornamental. Possui flores diminutas, que possuem importância secundária como valor ornamental.
Além do cultivo em vasos e jardineiras, pode compor maciços ou bordaduras em canterios bem adubados e úmidos.
Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra.
É bastante exigente em matéria orgânica e irrigação. Não é tolerante à geadas. Pode ser multiplicada por estacas ou divisão de touceiras.

Cultivo: É uma planta muito variável, prosperando a pleno sol, ou de preferência à meia-sombra. É cultivada formando conjuntos, em canteiros enriquecidos com húmus, devendo ser sempre umedecidos, onde proporcionam notável efeito.

Multiplica-se facilmente por divisão de planta entouceirada e por meio de estacas.

As flores masculinas, quando secas, explodem, emitindo uma nuvem de pólen.

A planta não tolera geadas.

flor azul

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Régis Rodrigues Ribeiro 
    Monday, 21. March 2011

    Não é bem um comentário, mas uma pergunta: Um amigo me disse que usou a Brilhantina para baixar colesterol, ácido úrico, trigliricérides, e foi um sucesso, de modos que, em 01(uma) semana quase ZEROU seus níveis, isso é verdade?
    Por favor, me respondam por e-mail, pois não sei quando terei a resposta.

    Grato, Régis

Comente sobre o post