Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nome Técnico: Euphorbia pulcherrima Willd. ex Klotzsch).
Nomes Populares: Poinsetia, bico-de-papagaio, estrela-de-Natal
Família: Angiospermae – Família Euphorbiaceae
Origem: Originário do México.

Tradicionalmente usado na decoração de Natal, o bico-de-papagaio pode enfeitar a sua casa o ano inteiro. Aprenda a cuidar destas flores para que elas estejam sempre bonitas.

Descrição: Planta semi-lenhosa, pode ser considerada uma pequena árvore ou um arbusto, podendo atingir de 1 a 4,0 m de altura.
Tem folhas grandes de 7 a 16 cm de comprimento, cor verde-escura, de consistência fina, em geral decíduas em locais de invernos mais frios.
Na ponta dos ramos formam-se brácteas coloridas de vermelho, ao redor da inflorescência compostas de pequenas flores verdes onde os estames amarelos são a atração.
Os cultivares desta planta apresentam brácteas em creme, brancas ou rosa.

Modo de Cultivo: Necessita de sol e desenvolve-se bem em lugares mais quentes do país. Esta planta pode ser cultivada em áreas externas, quando o clima é ameno, ou dentro de casa.
Cultivada diretamente no jardim, não exige cuidados especiais e chega a transformar-se em arbusto, com uma altura de até 5 metros. Na região central do Brasil os agricultores usam esta planta na divisa de propriedades.
Quando cultivada dentro de casa, é preciso prestar atenção em condições ambientais como luz, temperatura, umidade e frequência com que será regada.

Iluminação: coloque a planta num lugar bem iluminado, principalmente em época de floração. Embora ela tolere a sombra, a falta de iluminação pode fazer com que suas folhas amarelem antes do tempo.

Temperatura: a temperatura ideal está entre 16º C e 22ºC. As temperaturas muito altas ou muito baixas provocam a queda de folhas. As correntes de ar também não fazer bem a planta.

Umidade do ambiente: a falta de umidade favorece a queda de folhas. Para manter a umidade apropriada ao redor da planta, coloque um prato fundo debaixo do jarro com leca (pedra de argila) coberta com água até a metade.

Rega: não regue diretamente sobre a terra. O ideal é apoiar o jarro sobre um recipiente com água e retirá-lo quando a planta tiver absorvido a água necessária. Repita esse passo duas ou três vezes por semana.
Para saber quando regá-la, observe o aspecto das folhas. Se estiverem caídas, é por falta de água.
O solo para cultivo da poinsétia deve ser solto e com boa drenagem, assim que a adição de areia ao canteiro ou substrato para os vasos é essencial.
Local ensolarado e regas regulares.
As plantas são de floração em dias mais curtos e em canteiros costumam florescer na primavera, mas os produtores conseguem produzir vasos com pequenas estacas para colocarem no mercado para o Natal, diminuindo a luminosidade do viveiro e produzindo em épocas diferentes.

Importante:
.
O bico-de-papagaio pode ser encontrado ns seguintes cores: vermelho, rosa forte, rosa claro, salmão, amarelo, creme e até branco.
. Para as festas natalinas, o mais usado é o vermelho, msa também ficam bem o amarelo e o creme.
. Para saber se a planta que você vai comprar é jovem, verifique se ela não tem mais flores maduras no centro das duas folhas coloridas (brácteas). Observe se os talos não estão quebrados nem manchados (as manchas podem indicar a presença de fungos).

A propagação é feita a partir de estacas de até 30 cm, retiradas após a floração da planta – Coloque mais de uma em vaso ou saco com substrato úmido feito à base de areia e composto orgânico, cobrindo para manter a umidade.
Se preferir, use enraizador para acelerar a emissão de raízes.
Plantar depois em vaso com preparado de composto orgânico e areia em partes iguais.
Não esquecer de colocar brita no fundo do recipiente, também areia para facilitar a drenagem.
Para plantio em solo, fazer uma cova maior que o torrão da planta, colocar areia no fundo para garantir a drenagem, adicionar composto orgânico e adubo animal curtido e após acomodar o torrão, preencher as laterais com composto orgânico.

Adubações anuais devem ser feitas no início do inverno para preparar a planta para a próxima floração – Use uma mistura de composto orgânico, adubo animal curtido, na proporção de 4:1 e NPK fórmula 10-10-10, 2 colheres de medida para 1 balde de mistura.
Revolva bem num balde e coloque ao redor da planta.
O restante espalhe no solo do canteiro para as outras plantas. Regue bem a seguir.
Pode aproveitar e podar a poinsétia, dando formato desejado.
Cuidar para usar mangas e luvas, pois a planta tem látex esbranquiçado corrosivo que pode causar alergia na pele.

Paisagismo: Por muito tempo foi considerada planta pouco ornamental, cultivada em quintais.
Aos poucos tomou seu lugar e hoje é disputada na época do Natal para enfeitar os jardins e as casas para as festas.

25

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post