Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Chrysothemis Pulchella

Nome Científico: Chrysothemis Pulchella
Nome Popular: Begonia Negra, Black Flamingo
Família: Gesneriaceae
Origem: Brasil, Panamá e Antilhas
Ciclo de Vida: Perene

Planta herbácea da família da violeta-africana, a Begônia Negra é comum na região da Serra dos Pacaás Novos – RO sobre grandes rochas situadas no sub-bosque da floresta. Trata-se de um exemplar tropical, tem feito muito sucesso nos Estados Unidos e é campeã de vendas nos sites estrangeiros. Aqui no Brasil só é cultivada nos jardins amazonenses. A sua combinação perfeita de cores explica o imenso sucesso que alcança em outros países.

Suas folhas verde escuras grandes com um toque acobreado, são muito ornamentais  e pequenas flores tubulares amarelas que despontam entre sépalas vermelho alaranjadas são bastante decorativas.

A flor não dura muito – apenas dois dias, mas as sépalas persistem por semanas. As hastes são espessas e suculentas, geralmente vertical. Constitui uma montanha densa de flores e folhas.  Prefere luz filtrada e exige rega regulares, o solo deve ser úmido em todos os momentos. Chrysothemis é um gênero de cerca de seis espécies. O nome científico vem do grego Chryso = ouro, Themis = lei  e provavelmente foi dada ao exemplar devido a cor de suas flores.

Já Pulchella, vem do latim e quer dizer bonitinha. A Begônia Negra se desenvolve bem em solos ricos em matéria orgânica e não argiloso que deve ser mantido sempre úmido – utilize musgo seco na mistura do substrato. Recomenda-se renovar a adubação orgânica a cada três meses para manter o vigo do exemplar.

A quantidade de luz é determinante para a aparência das folhas. Em locais mais iluminados elas são verde escuro brilhante, mas quando a espécie é cultivada sob sombra suas folhas ficam verde enegrecidas e brilhantes. No paisagismo ela pode ser utilizada como bordadura, em composições, canteiros internos e externos e em maciços.

Ela faz um excelente tema para o interior das paisagens tropicais.

linha de folhinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. #1
    Coracilda Paes 
    Wednesday, 20. April 2011

    Esse site é lindo!!!! amo flores e as begonias negra me encanta com suas lindas folhas e flores. parabens

  2. #2
    rilda carvalho 
    Tuesday, 10. May 2011

    as plantas sao realmentes muito lindas,tenho paixao por begonias e gostaria q vcs postassem mais fotos e nomes de algumas dessas espcies,pois tenho algumas delas mas nao tenho nomes.obrigada bjs

  3. #3
    sandra gradisse de orequio 
    Thursday, 25. October 2012

    vi uma plantinha muinto linda na feira comprei sem saber a especie a mais omenos 1 ano agora descobri que e begonia negra espalhei muida por todo lado a 2 dias que fiquei sabendo que e begonia negra ela e linda ja dei mudas para quem falou medesta linda flor ela e de mais obrigada beijos

  4. #4
    sandra gradisse de orequio 
    Thursday, 25. October 2012

    sera que nao tem de outras cores gsaostaria de adequerir tanbem beijos sandra

Comente sobre o post