Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nome Técnico: Begonia hybrida Hort. Ex Steud.
Nomes Populares: Begônia
Família: Angiospermae – Família Begoniaceae
Origem: A espécie tipo é originária do Brasil.
Descrição: Os híbridos cuja planta de origem é a begônia nativa brasileira de matas úmidas, são plantas oriundas dos cruzamentos de Begonia socotrana, Begonia veitchii, Begonia boliviensis e Begonia rosaeflora em 1880.

Mais de 900 espécies são encontradas neste gênero.

Suas raízes podem ser rizomatosas ou fibrosas.
O caule é sumarento e ramificado e as folhas são em formato de orelha, de bordas irregulares e denteadas, cor verde brilhante.
As flores são encontradas desde pequenas até grandes e de múltiplas pétalas lembrando uma pequena rosa.
A planta pode atingir até 0,30 m, sendo muito usada para decoração de interiores.

Modo de Cultivo : Requer muita luminosidade e deve ser cultivada junto à janelas com luz difusa, caso seu cultivo seja em interiores.
Adapta-se muito bem a vasos colocados à meia sombra.  Sua floração é profusa e muito ornamental.

Como se trata de um híbrido, suas sementes são estéreis e para fazer a propagação, usa-se estacas de ramos, colocando-se em areia úmida com pelo menos duas gemas para enraizamento.
Quando notar seu desenvolvimento, retirar com cuidado e plantar em vasos com uma mistura de composto orgânico de folhas, húmus de minhoca e areia, pois necessita de boa drenagem.
Não tolera solo encharcado, porém desenvolve-se melhor em ambientes úmidos como nos bosques. Se cultivar dentro de casa é interessante manter recipiente com água próximo a ela.

Paisagismo: É comercializada em vasos plásticos, mas podemos colocar a muda em vasos de cerâmica maiores, podendo inclusive usar mudas de flores de cores na mesma escala de tons, como branca,amarela e laranja.
Ou um alto contraste para decoração de Natal, brancas e vermelhas.
Muito ornamental, é uma das plantas de vaso mais usadas para presentear amigos, é vistosa, todo mundo gosta e dura muito tempo.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Catia Toledo 
    Sunday, 6. September 2009

    Tenho begônias em minha casa. Adoro! Foi ficar atenta asuas dicas…Beijo

Comente sobre o post